Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJSE: Justiça de Sergipe participa da Semana Nacional de Conciliação acontecerá de 4 a 8 de novembro

quarta-feira, 30 de outubro de 2024, 15h17

A XIX Semana Nacional de Conciliação ocorrerá entre 4 a 8 de novembro de 2024 em todo o país, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunais. Com o tema 'É tempo de Conciliar", a campanha busca a conscientização de que a conciliação é um método eficaz de solução de conflitos, com mais praticidade e rapidez.

 

 

Confira o vídeo institucional com a conselheira Mônica Autran Machado Nobre, presidente da Comissão de Solução Adequada de Conflitos - CSAC, que visa estimular os meios consensuais de solução de conflitos e a 19ª Semana Nacional.

 

A Semana Nacional de Conciliação em Sergipe

 

O Tribunal de Justiça de Sergipe irá participar da Semana com uma média de 2,7 mil audiências processuais e pré-processuais designadas para unidades da capital e interior. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Aracaju realizará um mutirão de negociação de débitos com as empresas Banese, Banese Card, Energisa e Deso.

 

Os interessados em negociar com essas empresas poderão comparecer ao Posto Avançado do Cejusc localizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Tiradentes, à rua Lagarto, 253, Centro de Aracaju, das 8 às 15 horas, levando documento de identificação e comprovante de residência. As empresas oferecerão condições facilitadas de pagamento, com parcelamento dos débitos e descontos.

 

 

Além do mutirão, o projeto Contas em Dia estará de plantão no NPJ com professores e alunos do curso de Contabilidade da Unit realizando atendimentos voltados para a população que tem interesse em planejar suas finanças.

 

A mobilização de todo o Poder Judiciário Nacional em prol da solução de conflitos através de métodos consensuais ocorre desde 2006. As conciliações pretendidas durante a semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

 

Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos junto ao Nupemec ou ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Aracaju, das 7 às 13 horas, pelos telefones (79) 3226-3694, 3226-3552 (processual) e 3226-3707 (pré-processual).

 

Fonte: TJSE

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo