GESTÃO ESTRATÉGICA
Comitê decide promover fóruns com a sociedade a partir do ano que vem

por CLÊNIA GORETH
sexta-feira, 06 de novembro de 2020, 15h31
A partir do próximo ano, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizará fóruns na capital e interior do estado visando uma maior aproximação da sociedade e a unificação da atuação institucional. Nesses encontros serão apresentados e discutidos os objetivos estratégicos e as prioridades estabelecidas para as áreas da cidadania, meio ambiente, patrimônio público, criminal e infância e juventude. A deliberação foi tomada nesta sexta-feira (06), durante reunião do Comitê de Gestão Estratégica.
De acordo com informações do Departamento de Planejamento (Deplan), a realização de fóruns está prevista na Resolução 141/2017 do Colégio de Procuradores de Justiça que dispõe sobre o Planejamento Estratégico do MPMT. Além das discussões sobre as ações que serão realizadas no próximo ano, durante a reunião também foram apresentados os resultados do Planejamento sistematizados até 30 de outubro nas cinco áreas finalísticas.
Na reunião, também foi deliberado sobre a necessidade de realinhamento judicial das Procuradorias Especializadas de Justiça com vistas ao incentivo a atuação extrajudicial e medidas de autocomposição. Foram apresentados ainda os dois primeiros vídeos da série do Planejamento Estratégico e o guia orientativo de práticas mapeadas do Projeto de Modernização das Procuradorias de Justiça Especializadas e a série de vídeos institucionais do Planejamento Estratégico.
“O Guia Orientativo é fruto de um trabalho conjunto, com participação dos envolvidos, desde a Administração Superior até as equipes técnicas de colaboradores, com o devido respeito e protagonismo das Procuradorias Especializadas. De construção horizontal e autoria coletiva, os fluxos do Guia trazem a marca e a assinatura de todos. O trabalho conjunto tem sido buscado pelo Ministério Público de Mato Grosso, cujo sentido da gestão não mais parte de um para os demais, e sim de todos para todos”, enfatizou o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
Os integrantes do Comitê de Gestão Estratégica ressaltaram a importância da inclusão do tema do Planejamento Estratégico institucional no curso de formação dos ingressos dos novos membros, com foco para a atuação resolutiva. O Comitê de Gestão Estratégica é uma das unidades da promoção de Governança Estratégica na instituição, que busca implementar nas estruturas institucionais a prioridade da atuação planejada. Integram o grupo o procurador-geral de Justiça, Corregedor-Geral e os titulares das Procuradorias Especializadas.
Acesse aos vídeos da Cidadania (Área da Saúde) e (Área da Educação).
Veja o Guia do MOPE