PANDEMIA DA COVID-19
Promotora de Justiça palestra sobre violência doméstica infantojuvenil

por ANA LUÍZA ANACHE
terça-feira, 01 de setembro de 2020, 18h29
A promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos, titular da 14ª Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, será a palestrante de uma web aula sobre “Enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19”, nesta quinta-feira (03), a partir das 14h (horário local). A aula, com duração aproximada de duas horas, é gratuita e será transmitida ao vivo pelo YouTube (assista aqui). O evento é uma realização do Núcleo Técnico Científico Telessaúde-MT.
Relatório da organização não governamental (ONG) World Vision, divulgado em maio deste ano, estimava que a violência contra crianças e adolescentes poderia crescer 32% durante a pandemia. O documento apontava que até 85 milhões de crianças e adolescentes, entre 2 e 17 anos, poderiam se somar às vítimas de violência física, emocional e sexual. Isso porque as medidas de distanciamento social incluíram o fechamento das escolas, fazendo com que esse público ficasse praticamente só em casa.
Também em maio deste ano, as instituições que integram a Rede Protege em Cuiabá, que atuam na articulação intersetorial em defesa das crianças e dos adolescentes, iniciaram uma campanha para ampliação da divulgação dos canais de atendimentos às vítimas de violência, abuso sexual, entre outras práticas. A iniciativa foi tomada após constatação de no período de pandemia do Novo Coronavírus houve uma redução do número de denúncias na capital.
Realização - O Núcleo de Telessaúde é caracterizado como um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, com ênfase no caráter educativo de suas ações, ao prover apoio assistencial por meio de teleconsultorias e ações de tele-educação. Em Mato Grosso o Telessaúde está inserido na Gerência de Ensino e Pesquisa | Unidade e-Saúde do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), resultado de uma cooperação técnica, científica e didática entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o HUJM.