APRIMORAMENTO FUNCIONAL
Especialização aborda resolutividade e gestão de excelência no MPMT

por CLÊNIA GORETH
sexta-feira, 17 de julho de 2020, 11h48
Com a participação de 50 alunos, entre membros e servidores, teve início nesta quinta-feira (16) o curso de especialização “Ministério Público Resolutivo e Gestão de Excelência”. A qualificação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Fundação Escola Superior do MP. Com uma carga horária de 360 horas, a pós-graduação contemplará 20 módulos e atividades extracurriculares.
Na abertura do curso, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ressaltou que a qualificação contempla questões jurídicas, gerenciamento, qualidade e planejamento estratégico institucional. A instituição, segundo ele, está custeando 80% do valor das mensalidades como estímulo ao cumprimento do programa de gestão por competências. “É um curso completamente diferente, que abrange questões teóricas e práticas. Ele foi pensado com o objetivo de possibilitar uma sinergia entre nossos colaboradores e promotores de Justiça para que todos cumpram a missão institucional de promover justiça”, destacou.
De com o coordenador do CEAF, promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, o órgão acompanhou a concepção do curso e sua formatação está alinhada aos perfis e às necessidades de membros e servidores. O presidente da Fundação Escola Superior do MP, promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, enfatizou que a especialização foi formatada a partir da realidade do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e que o objetivo é garantir excelência nas rotinas com implementação de formas mais eficazes para resolver as demandas da sociedade.
A primeira disciplina do curso, com aulas realizadas por videoconferência nesta quinta e sexta-feira, está sendo ministrada pelo professor doutor Gregorio Assagra de Almeida. Estão sendo abordadas questões relacionadas aos princípios e diretrizes gerais da resolutividade do Ministério Público. Conforme o plano de aula, o objetivo geral da disciplina é discorrer sobre a atuação resolutiva do Ministério Público e sua avaliação à luz dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dos direitos fundamentais e do microssistema nacional orientativo da atuação resolutiva institucional.