DEFESA DA AMAZÔNIA
PGJ destaca projetos em reunião com Presidente da República em exercício

por CLÊNIA GORETH
terça-feira, 10 de março de 2020, 14h33
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, participou nesta terça-feira (10), no Palácio Paiaguás, de reunião institucional com o presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão, com o governador do Estado, Mauro Mendes e representantes dos demais poderes. Na pauta, questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça demonstrou a preocupação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em relação à preservação da Amazônia e ressaltou que a instituição priorizou dois projetos estratégicos ambientais. O primeiro refere-se à proteção dos recursos hídricos por meio da implantação das Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica, e o segundo é o projeto Satélites Alerta.
“O Satélites Alerta foi concebido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O projeto consiste no desenvolvimento e implantação de uma tecnologia que permite o cruzamento de dados de áreas desmatadas e queimadas - monitoradas via satélite por sistemas do Inpe - com áreas lançadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o estado”, explicou Borges.
Projetos importantes de combate ao desmatamento e queimadas ilegais na Amazônia Legal foram discutidos durante a reunião. “Debatemos muitos pontos positivos que temos aqui, o desafio que temos e a lição de casa que nós temos que fazer e que o Brasil precisa fazer nesse debate internacional e nacional na preservação, no desenvolvimento econômico, na geração de riquezas e oportunidades”, ressaltou o governador Mauro Mendes.
.jpeg)
.jpeg)
(1).jpeg)