ENTREVISTA
Balanço do 1º ano de gestão - 4ª Parte

por TANIA RAUBER
quarta-feira, 04 de março de 2020, 11h00
A partir desta terça-feira (03) apresentaremos quatro blocos de entrevistas com o Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, sobre os trabalhos desenvolvidos no primeiro ano de gestão.
Na primeira, são tratados temas como interiorização da gestão, reforma administrativa, investimentos em infraestrutura e na qualidade de vida de membros e servidores. Em 2019, foi realizada uma série de visitas aos polos regionais, com objetivo de avaliar e buscar soluções para problemas enfrentados nas Promotorias. O trabalho de interiorização já resultou em ações, como a Reforma Administrativa, que garantiu a uniformização e igualdade no tratamento das Promotorias, com igual número de assessores aos promotores.
Na infraestrutura, foram firmadas parcerias com as Prefeituras de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde para construção das novas sedes das Promotorias de Justiça nos municípios, inauguradas novas sedes e também feitos investimentos na parte física de algumas unidades. Foram criados o projeto Vida Plena, Teletrabalho e adquiridas cadeiras ergométricas para todos os membros e servidores, buscando melhorar a qualidade de vida no trabalho.
A segunda entrevista trata do fortalecimento e estruturação dos Centros de Apoio Operacional (CAOs), que auxiliam procuradores e promotores em procedimentos investigatórios, preparação de ações, atualização de informações técnicas e jurídicas, e que contribui para atender as demandas dos processos em menor tempo possível. Também é abordada a instituição do banco de peritos, o trabalho do Centro Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP CSI) e a criação do Núcleo de Defesa da Vida, em março de 2019, para dar apoio à familiares de crimes dolosos contra a vida.
Na terceira parte, são tratados os investimentos no setor de inteligência, como a criação de quatro regionais do Gaeco em 2019, e a estruturação do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), com mais servidores, equipamentos e implantação de uma Delegacia da Polícia Judiciária Civil.
Na última entrevista da série, o Procurador-geral de Justiça fala das ações previstas para 2020, uma delas é a conclusão do concurso para novos promotores de Justiça substituto. O número de vagas foi ampliado de três para seis. O fortalecimento da governança e a instalação de um Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica também foram temas abordados.
Confira aqui a quarta parte da entrevista
Confira aqui a terceira parte da entrevista
Confira aqui a segunda parte da entrevista
Confira aqui a primeira parte da entrevista