COMISSÃO DE APOIO INSTITUCIONAL
Procurador-geral retoma visitas ao interior pelo polo de Rondonópolis

por TINHO COSTA MARQUES
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020, 12h58
Liderada pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, a Comissão de Apoio Institucional do Ministério Público de Mato Grosso deu início nesta segunda-feira (17), em Rondonópolis, à rodada de reuniões de 2020 com as promotorias do interior, a exemplo do que foi feito em 2019, quando a comissão percorreu todos os polos em viagens realizadas no primeiro e segundo semestres, totalizando mais de 13 mil quilômetros percorridos. Acompanhado de promotores e equipes técnicas, o procurador-geral se reuniu com 20 promotores de comarcas que integram o Polo de Rondonópolis, ouviu suas demandas e apresentou novas iniciativas e ações da sua gestão que buscam otimizar a atuação do MP no estado e melhorar as condições de trabalho dos membros e servidores da instituição.
“Como as visitas da Comissão de Apoio Institucional às promotorias do interior tiveram uma receptividade muito boa, pois a administração pôde ouvir suas demandas e atendê-las com celeridade, estamos dando continuidade a essa iniciativa em 2020. Vamos percorrer todos os oito polos novamente neste ano, em duas rodadas, uma no primeiro e outra no segundo semestre, com foco, principalmente, na reforma da previdência estadual, ao Planejamento Estratégico da instituição e ouvindo novas demandas de cada promotoria. Além disso, estamos viajando com a equipe do Vida Plena, programa que criamos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, a saúde e a qualidade de vida dos nossos membros e servidores”, explicou o procurador-geral.
Entre os temas abordados na reunião em Rondonópolis está a reforma da previdência estadual, que conta com a participação do Ministério Público Estadual. Foi feita uma apresentação sobre as mudanças que estão sendo implantadas na previdência do Estado para melhor conhecimento dos membros e servidores e sanadas dúvidas sobre o assunto.
Em relação ao Planejamento Estratégico do Ministério Público de Mato Grosso, elaborado no ano passado após a realização de workshops, reuniões com as diversas áreas e que resultou na criação do Portal Foco, gerenciado pelo Departamento de Planejamento e Gestão, foram dadas orientações de como as áreas fim, onde efetivamente atuam os promotores e procuradores, devem proceder para atingir de forma mais efetiva os objetivos estratégicos estabelecidos e atender as demandas da sociedade.
“Nós procuramos reduzir o número de metas a serem atingidas, mas que sejam efetivamente exequíveis, para que possamos atender as prioridades estabelecidas em pesquisas realizadas junto à sociedade pelo CNMP, pois não adianta estabelecermos um grande número de metas e, ao final, não termos condições de executá-las”, explicou o procurador-geral José Antônio Borges Pereira.
Também foi feita uma apresentação com orientações aos promotores sobre gestão de projetos no Ministério Público Estadual. Com a implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos, foi criado o Banco Estadual de Projetos MPMT, onde todas as iniciativas das promotorias devem ser cadastradas. Esse banco também permite a realização de pesquisa sobre os projetos que são realizados na instituição. O Escritório de Gerenciamento de Projetos está aparelhado para dar suporte metodológico e de gestão de custos aos promotores.
O promotor de Justiça João Ribeiro da Motta, que atua nas comarcas de Alto Taquari e Alto Araguaia, destacou a importância da iniciativa. “Nem sempre temos como nos deslocarmos a Cuiabá, pois o Estado é muito grande. Quando o procurador-geral de Justiça vem às regionais, ele aproxima a administração dos promotores do interior do Estado. A regionalização de alguns órgãos do Ministério Público, que até então eram centralizados, a exemplo do Gaeco, dá uma segurança maior ao promotor do interior, que passa a ter a sua demanda atendida com mais agilidade”, afirmou.
Ainda no primeiro semestre serão realizadas reuniões da Comissão de Apoio Institucional nos oito polos regionais, sendo a segunda em Cáceres, reunindo promotores do polo daquela região, no dia 9 de março, quando também será inaugurada a obra de ampliação da sede da promotoria no município.
VIDA PLENA – Paralelamente à reunião do procurador-geral e equipe com os promotores, uma equipe do programa Vida Plena realizou uma série de atividades com os servidores das promotorias de justiça do Polo de Rondonópolis. A equipe do Vida Plena primeiramente apresentou um relatório das demandas apresentadas pelos servidores no ano passado que foram atendidas pela administração, dos projetos criados e, posteriormente foi realizada uma roda de conversa denominada “Diálogo sobre saúde mental”, repassando aos servidores orientações sobre como lidar com o uso abusivo do álcool e outras drogas.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)