Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CAPACITAÇÃO

MPMT promove treinamento sobre Gestão por Processos

por ANA LUÍZA ANACHE

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020, 09h41

Integrantes das Procuradorias Especializadas e servidores do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) participam da capacitação “Introdução à Gestão por Processos”, nos dias 14 e 15 de janeiro, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Realizado pelo Deplan, o curso tem carga horária de 10 horas e é ministrado pela servidora Kenia Kesia de Carvalho Willemann. 

Promotora de Justiça auxiliar da PGJ, Hellen Uliam Kuriki explica que o treinamento faz parte do Projeto de Modernização das Procuradorias de Justiça Especializadas (Mope), instituído pela Procuradoria-Geral de Justiça por meio do Ato Administrativo nº 877/2020-PGJ (leia aqui). No decorrer do curso serão abordados conceitos gerais, Ciclo PDCA, Visão Sistêmica, Gestão por Processos e suas inter-relações, Cadeia de Valor e Macroprocessos, Mapeamento e modelagem de processos e o Mope. 

Entenda o Mope - O Projeto de Modernização das Procuradorias de Justiça Especializadas (Mope), que é uma deliberação do Comitê de Gestão Estratégica, visa contribuir de maneira significativa para o alcance dos objetivos estratégicos, por meio de mapeamentos, análises, modernizações e padronizações das principais atividades organizacionais e finalísticas de cada especializada, fazendo uso de metodologia de gestão por processos. 

Entre os benefícios da iniciativa destacam-se aumento no desempenho e na produtividade, padronização das rotinas, capacitação dos servidores, definição de  metodologia de medição e controle dos indicadores de desempenho dos processos, e  visão sistêmica de como as diferentes atividades são executadas e como elas se inter-relacionam para atingir os objetivos finalísticos e estratégicos do MPMT.

Hellen Ulliam Kuriki  explica que o projeto será dividido em oito fases e terá duração de cinco meses, tendo conclusão prevista para o mês de maio. As ações necessárias para o desenvolvimento do Mope serão executadas pela Comissão de Execução, enquanto os direcionamentos dos trabalhos a serem desempenhados serão realizados pela Comissão de Validação. A primeira é composta pelos servidores do Escritório de Processos Organizacionais do Deplan, enquanto a segunda é formada por procuradores de Justiça das Especializadas, promotoras de Justiça auxiliares da PGJ, chefe do Deplan e pela gerente de Gestão.

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo