Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

COMISSÃO DE APOIO INSTITUCIONAL

Promotores de Justiça do polo de Cuiabá participam de penúltima reunião

por ANA LUÍZA ANACHE

quarta-feira, 27 de novembro de 2019, 15h24

A penúltima reunião da segunda rodada de visitas da Comissão de Apoio Institucional aos polos ocorreu nesta quarta-feira (27), na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com promotores de Justiça de sete comarcas da região. Na abertura do encontro de trabalho, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira deu as boas-vindas aos colegas, contextualizou a iniciativa e informou que a agenda desta etapa está focada na atuação do Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI), do Centro de Apoio Operacional (CAOP) e no andamento do Planejamento Estratégico. 

O coordenador do CAOP/CSI, promotor de Justiça Rubens Alves de Paula, foi o primeiro a apresentar as atividades que estão em andamento e os resultados já contabilizados. Ele abordou os tipos de informação, a evolução dos dados, riscos das redes sociais abertas e das postagens feitas por promotores, a mudança de cultura com o surgimento de uma mentalidade analítica, o que é uma atividade de inteligência, a diferença entre inteligência e investigação, como é feito o trabalho de inteligência no Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), entre outros pontos. 

“Vivenciamos uma tempestade de dados e isso tende a nos deixar perdidos. Se não tivermos foco para saber o que queremos e precisamos, ficaremos desorientados nessa imensidão. Instituir uma metodologia para definir o que procuramos e como vamos buscar é o papel do CAOP/CSI”, afirmou Rubens de Paula. 

Na sequência, o coordenador do CAOP, promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, abordou a evolução, o aumento da estrutura e a especialização por áreas dos Centros de Apoio Operacional (CAOs). O promotor explicou que os CAOs, concebidos como unidades descentralizadas, foram criados pela atual gestão para auxiliar procuradores e promotores de Justiça nas atividades funcionais, mantendo-os atualizados com informações técnico-jurídicas, efetuando pesquisas, estudos, visitas e análises técnicas. 

“Os Centros de Apoio auxiliam os membros em procedimentos investigatórios, na preparação de ações e em estratégias de atuação. Propõem a celebração de termos de convênio e cooperação técnica pela instituição e organizam, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Procuradorias Especializadas, a realização de capacitações e encontros. Além disso, colaboram com a formulação do planejamento estratégico do Ministério Público e a sua execução”, afirmou. José Mariano falou também a respeito dos produtos dos CAOs como o portal, os boletins informativos, os dois Centros de Apoio Técnico à Execução, o sistema para Solicitação de Apoio Técnico (SAT), banco de peças, manuais e roteiros de atuação. 

Para finalizar, a promotora de Justiça auxiliar da PGJ Hellen Ulliam Kuriki apresentou as ações executadas no decorrer deste ano para a revisão do Planejamento Estratégico no MPMT. Ela lembrou que foi convidada para integrar a equipe da administração junto à promotora de Justiça Claire Vogel Dutra com a missão de revisar o planejamento e elaborar o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. Hellen Kuriki mencionou as etapas da construção conjunta, como a realização do “I Workshop de Planejamento e Gestão Estratégica”, definição de grupos de trabalho, realização de reuniões e do curso “Gestão Estratégica orientada para resultados”. 

Conforme a promotora de Justiça, o grande objetivo é começar a planejar para depois executar, acabando com a cultura de fazer sem pensar. “Sempre tivemos um bom planejamento, mas não conseguíamos executar. Nosso desafio agora é tirá-lo do papel e torná-lo factível”, afirmou. Hellen Kuriki apresentou a missão, visão e valores revistos, os dois objetivos estratégicos de cada área definidos democraticamente, e esclareceu que atualmente estão finalizando a fase de desdobramentos desses objetivos. A promotora ainda anunciou a criação de um portal para concentrar as informações de gestão estratégica, que deve ser lançado no dia 13 de dezembro. 

Participaram da reunião promotores de Justiça das comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. A última reunião do ano da Comissão de Apoio Institucional será realizada na próxima semana, no polo de Barra do Garças. 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo