QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Programa Vida Plena inicia em Cáceres “Diálogos em Saúde Mental”

por CLÊNIA GORETH
quinta-feira, 21 de novembro de 2019, 14h28
“Diálogos em Saúde Mental” é o mais novo produto do Programa Vida Plena – MP pensando em você, colocado à disposição de membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Conduzida por uma psicóloga e uma assistente social, a ação tem como objetivo promover discussões sobre os cuidados em saúde mental na Capital e no interior do estado. A iniciativa atende ao levantamento de demandas realizado pelo programa Vida Plena nos municípios polos.
O primeiro encontro aconteceu na terça-feira (19), na sede das Promotorias de Justiça de Cáceres. Cerca de 20 pessoas, entre promotores de Justiça e servidores, participaram da conversa. O autocuidado com a saúde mental, relacionamentos e o aspecto histórico dos transtornos mentais foram alguns dos assuntos discutidos.
A psicóloga Morgana Moreira Moura destaca que os diálogos foram intensos e possibilitaram a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas. Os participantes foram sensibilizados sobre a importância do autocuidado em saúde mental e que ele está diretamente relacionado com o meio, com a relação interpessoal e consigo mesmo. Segundo ela, cuidados com a alimentação, com as condições de trabalho e com os sentimentos são imprescindíveis para evitar sofrimentos emocionais que, dependendo da intensidade, podem evoluir para transtornos mentais.
A assistente social Josyane Lima de Cerqueira dialogou sobre a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas do Sistema Único de Saúde. Foram abordados os componentes referentes à Atenção Básica, Atenção Especializada e de Urgência e Emergência.
“A proposta foi mostrar como a rede se organiza para atender as demandas em saúde mental. As informações repassadas servem para o próprio servidor e também para que ele possa orientar as pessoas que vão à Promotoria de Justiça em busca dos serviços”, enfatizou.
.jpeg)
.jpeg)