CONCURSO MPMT
Provas discursivas ocorrem dentro da normalidade com poucas ausências

por CLÊNIA GORETH
sexta-feira, 15 de novembro de 2019, 12h21
Apenas cinco, dos 144 candidatos habilitados na prova preambular objetiva, não compareceram na manhã desta sexta-feira (15) para realizar as provas discursivas do grupo temático I do concurso para promotor de Justiça substituto do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Entre os candidatos, oriundos de diversos Estados da Federação, 36% são do sexo feminino. Serão dois dias de provas discursivas, que ocorrerão nesta sexta-feira e no domingo, nos períodos matutino e vespertino.
Nesta fase, antes do início das provas, 19 integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, sendo cinco promotores de Justiça e 14 servidores, realizam a vistoria do material que é utilizado pelos candidatos no decorrer das provas. O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, também acompanhou de perto o início dos trabalhos.
“O andamento do concurso está ocorrendo dentro da normalidade. A Fundação Carlos Chagas, empresa que está realizando o certame, está fazendo um trabalho muito bom. A comissão do concurso também tem feito várias reuniões, promovendo os ajustes necessários. Esperamos que o orçamento do Estado melhore para que em julho do ano que vem possamos dar posse para seis novos colegas promotores e promotoras de Justiça”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.
O representante da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Hélio Nischiyama, também participou dos trabalhos. “A OAB está aqui para fiscalizar e também para contribuir com o concurso. Estamos participando de todas as fases e tudo está ocorrendo dentro da legalidade conforme estabelecido no edital”, destacou.
Conforme o edital, nesta sexta-feira serão aplicadas as provas dos grupos temáticos I e II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil e Direito Processual Civil. No domingo (17) ocorrerão as provas discursivas dos grupos temáticos III e IV: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário, Direitos Difusos e Coletivos (Direito Ambiental e Urbanístico; Direito Sanitário; Direito do Consumidor; Direito da Criança e do Adolescente e do Idoso), Teorias e Legislações do Ministério Público.