Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MEIO AMBIENTE

Encontro Bacias Hidrográficas e Áreas Úmidas começa nesta quinta (07)

por ANA LUÍZA ANACHE

quinta-feira, 07 de novembro de 2019, 11h42

Começa nesta quinta-feira (07) o Encontro Bacias Hidrográficas e Áreas Úmidas, promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, no Sesc Pantanal, em Poconé (a 104km de Cuiabá). O evento reúne a administração superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promotores de Justiça de Bacia Hidrográfica, servidores do MPMT, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), durante dois dias trabalho. 

O objetivo é qualificar os promotores de Justiça e técnicos que atuam nas Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica, bem como reunir pesquisadores do estado para debater sobre a proteção das áreas úmidas. De acordo com o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, no decorrer do encontro será finalizado o Projeto Boticário/MPMT "Valoração de Áreas Úmidas", iniciado o roteiro de três anos do  Programa Global REDD Early Movers (REDD para Pioneiros – REM) e lançado o processo de implantação do Projeto "Promotorias de Justiça Bacias Hidrográficas-MPMT".

“São 13 Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que já contam com promotores designados para coordenar os trabalhos nas suas respectivas áreas. Conforme cronograma do REM-MT, cinco receberão recursos materiais e financeiros, como equipamentos, cursos, consultores e outros, ainda este ano. Em 2020, outras cinco promotorias serão beneficiadas e, finalmente, mais três no último ano do projeto”, explicou. 

Programação – O encontro começa com uma reunião administrativa sobre o Programa REM-MT e as Promotorias de Justiça de Bacia Hidrográfica, às 17h30. Na sexta-feira (08) ocorre a abertura oficial com o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges Pereira, às 9h. No decorrer do dia ocorrem discussões centradas em dois temas: “Bacias Hidrográficas e a atuação do Ministério Público” e “Áreas Úmidas”. 

Foto: Sílvio Vince Esgalha.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo