Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS

Área finalística participa de curso sobre Gestão Estratégica

por ANA LUÍZA ANACHE

terça-feira, 05 de novembro de 2019, 18h39

Começou nesta terça-feira (05) o curso “Gestão Estratégica orientada para resultados” no Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com objetivo de promover um alinhamento conceitual dos gestores ao Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que entrará em vigor em menos de 60 dias. A capacitação ocorre em período integral até amanhã (06), na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, reunindo membros e servidores das áreas finalísticas (Cidadania, Criança e Adolescente, Criminal, Meio Ambiente e Patrimônio Público). O curso é promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). 

Em nome da administração superior do MPMT, a promotora de Justiça auxiliar da PGJ Hellen Ulliam Kuriki fez a abertura e deu boas-vindas aos participantes. “É uma satisfação tê-los aqui porque acredito no planejamento estratégico como necessário e imprescindível à vida de uma organização. Sabemos que a instituição necessita ter esse direcionamento, ainda mais diante da escassez de recursos e da cobrança cada vez maior dos nossos clientes por eficiência, resolutividade e proatividade. Temos que buscar essa otimização que o planejamento nos traz. Diante de um leque gigante de atribuições é preciso definir prioridades a fim de garantir essa eficiência e fazer com que todos entendam a razão de ser do Ministério Público”, afirmou.  

Na sequência, ainda pela manhã, o facilitador Alexandre Borges Afonso, diretor do Instituto Publix, abordou os temas “O novo papel do Estado: Governança para Resultados”, “Alinhando a arquitetura implementadora”, “Elaborando a Agenda Estratégica” e “O Mapa Estratégico a partir do Balanced ScoreCard (BSC)”. À tarde foram tratados os assuntos “Dialogando sobre os Objetivos Estratégicos” e “Indicadores e Metas”. O instrutor falou sobre as mudanças vivenciadas nos últimos anos em áreas como tecnologia, meio ambiente, cidades e relacionamentos, e como isso influencia na atuação do MPMT. “A atuação do Ministério Público é aquela que faz a diferença para a sociedade”, afirmou. 

Segundo  Alexandre, o mundo está mudando e o Estado contemporâneo sendo reinventado. “O Estado tem que repensar o seu papel. A sociedade está mais dinâmica e exigindo muitos mais. Hoje a demanda é crescente e os recursos escassos, daí a importância da estratégia”, argumentou. O facilitador falou também sobre a evolução das organizações, que estão mudando de uma burocracia mecanicista para gestão estratégica,  estágio em que a ótica é integrada, o foco é no cidadão e a orientação para resultados. Alexandre Afonso abordou a evolução da administração pública, as demandas sociais crescentes e a capacidade limitada de atendimento, reforçando a dura realidade em que as receitas crescem abaixo da inflação, enquanto as despesas crescem acima dela. 

Além disso, elencou motivos que contribuem para que os resultados não aconteçam, como falhas de formulação do planejamento estratégico; agendas concorrentes e desintegradas; falta de comprometimento da liderança e das equipes executantes; estruturas fragmentárias, redundantes ou insuficientes; competição predatória entre unidades; e recursos insuficientes. Na quarta-feira serão realizados exercícios práticos  de elaboração de projetos estratégicos em alinhamento com a agenda estratégica do MPMT e de elaboração do Plano de Ação. Na quinta-feira (07) a capacitação será voltada para chefes de departamentos e servidores da área meio. 

Histórico - A promotora de Justiça Hellen Ulliam Kuriki aproveitou a oportunidade para resgatar o trabalho realizado desde que o Comitê de Gestão Estratégica deliberou pela revisão do PPA. “Uma das etapas com vistas à construção coletiva do planejamento foi a realização de um workshop no fim do mês de abril, em que os colegas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vieram até Mato Grosso com o objetivo de nos auxiliar. Nessa etapa foram revistas missão, visão e valores, e votados os objetivos estratégicos. A partir daí o Comitê validou os objetivos tirados do workshop e seguimos agora com os desdobramentos desse objetivos a fim de que no início do ano possamos começar a execução, o monitoramento e a avaliação desses nossos direcionamentos”, explicou. 

Hellen Kuriki ainda destacou que, “com objetivo de tornar efetivo e eficaz esse planejamento, a administração tem tomado decisões como o fortalecimento do escritório de processos organizacionais, a implementação do núcleo de estatísticas e o lançamento, em breve,  do portal de gestão estratégica que auxiliará os promotores de Justiça com o monitoramento e avaliação em tempo real do cumprimento do planejamento estratégico”. 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo