Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

REDE DE FRENTE

Profissionais da segurança pública e peritos da Politec são capacitados

por JANÃ PINHEIRO

terça-feira, 05 de novembro de 2019, 16h54

Profissionais que atuam no setor de Segurança Pública (Polícia Civil e Polícia Militar) e peritos da Politec do município de Barra do Garças (510 km de Cuiabá) participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06), de um curso de capacitação promovido pela Rede de Frente, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher.

 

De acordo com a Promotora de Justiça e Coordenadora de Capacitação da Rede, Luciana Abrão David, o objetivo é capacitar os policiais civis, militares e peritos para o atendimento humanizado, bem como, a qualificação das provas nos crimes que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher, buscando esta construção coletiva pela Rede de Frente”.

 

O curso, que acontece na sede das Promotorias de Justiça, conta com a participação de 90 policiais civis e 90 policiais militares, bem como 12 peritos, totalizando 192 pessoas.

 

“Houve a divisão em duas turmas, de modo que a capacitação de hoje será replicada amanhã, para possibilitar a participação de um maior número de policiais e peritos e não prejudicar o andamento dos trabalhos.”, explica a promotora de Justiça.

 

Diversos temas estão sendo trabalhados durante o curso. O professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Luiz Antônio Bitante Fernandes está abordando a temática “Aspectos históricos e culturais da naturalização da violência contra a mulher: uma análise pelo gênero”.

 

A psicóloga e membro da Rede de Frente, Ana Paula Fernandes ficou responsável por falar sobre o “Ciclo da violência doméstica: a vivência emocional das vítimas”.
A promotora coordenadora de Capacitação da Rede, Luciana Abrão David vai trabalhar durante os dois dias de capacitação com a temática “Do inquérito policial ao plenário do júri: aspectos técnicos e práticos sobre o crime feminicídio”.

 

Entre os assuntos abordados consta, ainda, a “Escuta qualificada e atendimento humanizado: O que estamos fazendo? E o que podemos fazer?”, ministrado pela defensora pública e membro da Rede de Frente, Lindalva de Fátima Ramos.

 

Nos dois dias de capacitação, a presidente da Rede de Frente, Andrea Cristine Oliveira Costa Guirra explica como nasceu o projeto Rede de Frente e a razão dele existir.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo