REFLEXÃO
Mês do Servidor: Protagonismo é tema de palestra
por ANA LUÍZA ANACHE
terça-feira, 29 de outubro de 2019, 17h15
“Eu, protagonista” foi o tema da palestra de abertura do evento especial em comemoração do Mês do Servidor, promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, por meio do programa de qualidade de vida no trabalho Vida Plena, nesta terça-feira (29). A gerente de Desenvolvimento de Seres Humanos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso, Suleima Metelo Coelho, falou para um auditório lotado de servidores sobre protagonismo, vitimismo, mentalidade que cada pessoa tem sobre a vida (mindset), propósito e legado.
De acordo com Suleima Coelho, o protagonista reconhece que pode escolher, assume a responsabilidade pelas consequências de suas escolhas em todas as esferas da vida e aprende com base nos resultados de suas escolhas. Isso tem tudo a ver com o mindset de cada um, que pode ser de dois tipos: fixo, quando a pessoa crê que pode fazer pouco para mudar suas habilidades, e de crescimento, quando a pessoa crê que pode melhorar suas habilidades por meio do esforço. “O que vocês andam praticando?” e “Qual o seu mindset?”, questionou a palestrante na sequência.
Suleima Coelho provocou a plateia, propôs reflexões, indicou livros, apresentou vídeos e trechos de uma reportagem da Revista Exame sobre “A força do propósito”. Por último, deixou a mensagem de que propósito, gratidão e perdão são fatores pesquisados cientificamente que afetam a felicidade. “Acredito muito em ações como essa do Ministério Público, de agregar e valorizar as pessoas da instituição”, afirmou, considerando a grandiosidade do evento.
Abertura - Na abertura da programação, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, defendeu que todos que atuam no Ministério Público são servidores públicos, inclusive procuradores e promotores de Justiça, e lembrou o compromisso social de servir à sociedade, promover cidadania e Justiça. Reforçou o comprometimento da administração com a valorização dos servidores, qualificação, integração e aproximação das Promotorias em um Estado que é continental.
O presidente do Sindicato dos Servidores do MPMT, Eziel da Silva Santos, enfatizou que servir à sociedade é o compromisso maior do servidor público. “Nós, servidores públicos, também contribuímos muito para o crescimento do Ministério Público”, considerou, reforçando que não se amolda o servidor apenas com leis, costumes, regras, profissionalização e tecnicismo. “É necessário investir na sua essência, no seu bem-estar, na sua qualidade de vida, e reconhecemos o trabalho que já vem sendo feito. Por isso, qualificação, capacitação e valorização são os melhores investimentos que a sociedade, por meio das instituições públicas, podem fazer para o servidor público”, afirmou.
Já o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, enalteceu o sentimento de pertencimento dos servidores à instituição. “É fundamental nos sentirmos úteis, parte de um alicerce muito maior”, ponderou, recordando o quanto a instituição cresceu nos últimos anos. O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, e a coordenadora do Programa Vida Plena, promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, também compuseram o dispositivo de honra, propositalmente organizado em forma de lounge.
.jpg)
