Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Rede orienta mulheres da zona rural sobre violência doméstica

por ASSESSORIA

terça-feira, 29 de outubro de 2019, 14h43

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Várzea Grande realizou, no dia 25 de outubro, no município de Nossa Senhora do Livramento, na região da Morraria, o Encontro de Mulheres no Campo, nos períodos matutino e vespertino, com objetivo de sensibilizar mulheres moradoras da zona rural acerca do ciclo da violência. O Ministério Público de Mato Grosso é parceiro da Rede, por meio das Promotorias que atuam no combate à violência doméstica.

O evento foi resultado de reuniões da Rede, nas quais foram apontados pelas profissionais que atuam em Nossa Senhora do Livramento as particularidades que potencializam a ocorrência de violência contra mulheres em áreas rurais, como extensão territorial maior, dificultando o acesso das mulheres aos serviços socioassistenciais; estrutura familiar marcada pela ordem patriarcal e valores tradicionais de manutenção da família; ausência de reconhecimento da situação de violência, entre outros fatores macro (crenças, ordens de gênero/relações de poder) e microssociais (história pessoal, aprendizagem de resolução violenta dos conflitos, baixa autoestima, dependência afetiva e/ou financeira etc.).

O encontro iniciou com a fala de três mulheres militantes na localidade, abordando a temática "A mulher no campo": Jacira Corrêa Sarate e Silva, membro da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca, Miguelina de Oliveira Campos, presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Ana Claudia de Campos, membro do Grupo de Mulheres Camponesas Raízes do Cerrado.

Posteriormente foi realizada uma roda de conversa sobre as mudanças das relações de gênero na vida cotidiana. No período matutino houve a participação das facilitadoras Tânia Matos, defensora pública, e Nancy Moreira, assistente social do MPMT, com relatoria do Tenente-coronel da PMMT Sízano Barbosa. No período vespertino participaram as facilitadoras Michelle Moraes, assistente aocial do MPMT e a advogada Rebecca Soares, da Organização da Sociedade Civil Lírios, com relatoria do coordenador do CRAS de Nossa Senhora do Livramento, André Luís de Morais e Silva.

O grupo de voluntários do projeto VG +ação ofertou serviços diversos às mulheres: esmaltaria, corte e escova de cabelos, maquiagem, massagem nos pés, design de sobrancelhas, limpeza de pele, consultoria de cachos, depilação de buço, curso de tiara e chaveiro.

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora ofertou atendimento médico, psicológico, aferição de pressão e teste glicêmico às mulheres, e levou a Biblioteca Itinerante para as crianças e adolescentes.

Já a Guarda Municipal de Várzea Grande realizou atividades de fantoche com as crianças, enquanto a Defensoria Pública várzea-grandense realizou orientações jurídicas.

No total, foram atendidas 60 mulheres e 40 crianças.

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo