Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

OTIMIZAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

MPMT participa de evento sobre gestão de melhoria de processos

por ANA LUÍZA ANACHE

quinta-feira, 19 de setembro de 2019, 17h24

Membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) participaram na tarde desta quinta-feira (19) da segunda edição do “Café no Escritório”, evento realizado com objetivo de oportunizar a troca de experiências e alinhar o conhecimento entre os escritórios de processos de diversos órgão públicos. Esta edição foi realizada no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), das 13h às 17h30. 

Três palestrantes nacionais foram convidados para tratar de temas de interesse comum das instituições, como soluções para melhorar rotinas de trabalho e otimizar recursos, de forma a garantir celeridade, eficiência e qualidade nos serviços prestados ao cidadão, bem como contribuir para a qualidade de vida no trabalho dos servidores. “O conhecimento adquirido nesta tarde será fundamental para consolidar o Escritório de Processos do Ministério Público e contribuir para o planejamento estratégico da instituição, bem como para simplificar e uniformizar rotinas de trabalho, melhorar a gestão, os resultados e as entregas à sociedade”, argumentou a promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça Hellen Ulliam Kuriki. 

O executivo, professor e especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos Alessandro Micelli foi um dos convidados do evento. O palestrante abordou o tema Governança de Processos e Projetos. “A boa gestão por processo, alicerçada por uma governança, que é a garantidora de um olhar correto para esses processos, é o grande recado de hoje. Tanto empresas como instituições públicas são orientadas por processos e o que apresentei foi um olhar diferente, de governança: como eu, órgão público, posso instituir uma cultura de processos para uma gestão eficiente e eficaz, que traga resultados”, explicou. 

Intercâmbio - O evento reuniu especialistas em gerenciamento por processos de negócio do MPMT, Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Para o coordenador de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Afonso Maciel, o grande legado do “Café no Escritório” é a criação de um ambiente sinérgico entre diversas instituições do poder público mato-grossense voltado para a melhoria na gestão por processos. “Estamos focados em resultados, ou seja, na qualidade do  atendimento ao cidadão, em melhorar o serviço e a entrega por parte dos servidores públicos à sociedade. A ideia é fazer mais, com menos, e entregar um produto melhor”, disse. 

Programação - No decorrer da tarde foram apresentados cases de sucesso do Judiciário mato-grossense, pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Otavio Vinicius Affi Peixoto. O tema Indicadores de Desempenho alinhados aos Processos Organizacionais foi abordado pelo professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso Paulo Ramalho. Na sequência, o executivo da multinacional Gartner Hiraclis Nicolaidis falou sobre Automação de Processo Robótico. Para encerrar, o diretor da consultoria de gerenciamento EloGroup Luis Takada explanou sobre como Ciência de Dados e Inteligência Artificial podem contribuir para Inovar os Processos de Trabalho da Gestão Pública.

O “Café no Escritório” é uma iniciativa do Executivo estadual que prevê encontros anuais, sediados por diferentes órgãos a cada edição, visando o fortalecimento dos escritórios de processos locais e a integração das unidades que desenvolvem esse trabalho no Estado. Quinze integrantes do MPMT participaram do evento, entre eles os promotores de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto (secretário-geral) e Claire Vogel Dutra (auxiliar da PGJ), servidores do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), Departamento de Atendimento e Expediente (Daexp) e do programa “Vida Plena – MPMT pensando em você”. 


 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo