Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

RECONHECIMENTO

Membros do MPMT recebem prêmio “Maria Auxiliadora - Dodora”

por CLÊNIA GORETH

terça-feira, 17 de setembro de 2019, 17h36

Em reconhecimento à atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Cidadania e do Consumidor, Edmilson da Costa Pereira, e os promotores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e Miguel Slhessarenko Júnior receberam o prêmio “Maria Auxiliadora – Dodora”.  A homenagem foi prestada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), nesta terça-feira (17), na abertura da V Semana Estadual de Pessoas com Deficiência.

“Os três moram no nosso coração e fazem parte da nossa história”, enfatizou o presidente do Conede, Luiz Carlos Grassi. Segundo ele, o prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer o amor demonstrado por pessoas notáveis, na luta e defesa incansável das pessoas com deficiência. Ao todo foram homenageadas 70 pessoas em vida e memória.

HISTÓRIA: Segundo o Conede/MT, a decisão de homenagear a Sra. Maria Auxiliadora Grisolia Mendes, codinome Dodora, dando seu nome ao Prêmio, se deu em razão dela mesma ser pessoa com deficiência e ter sido o motivo inicial para a criação do primeiro espaço de atendimento de saúde, habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Dodora era muito amiga de Gláucia, filha do governador Garcia Neto e da primeira-dama Maria Lígia. Marina, uma grande amiga da família pediu para Maria Lígia verificar o que podia ser feito para melhorar a vida de Dodora. Foi então que Maria Lígia procurou Nétie Asvolinsque Howard para dar início ao projeto de atendimento em saúde. Nétie se especializou nos Estados Unidos, de onde trouxe uma bagagem de conhecimento em habilitação e reabilitação.

Sob o comando da primeira-dama e do governador Garcia Neto, com a amizade de Gláucia e sob inspiração de Dodora, Nétie Asvolinsque Howard iniciou o projeto técnico, normativo, físico e de atendimento, permitindo ao atual Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (CRIDAC) oferecer habilitação, reabilitação e qualidade de vida a muitos mato-grossenses. Néti foi a primeira terapeuta ocupacional da região Centro-Oeste e uma das profissionais responsáveis pela estruturação do primeiro Centro de Reabilitação do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo