Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Vida Plena incentiva reflexão e levanta subsídios para futuras ações

por ANA LUÍZA ANACHE

sexta-feira, 30 de agosto de 2019, 16h04

“A primeira tarefa do dia é praticar o desapego”. Esse foi o recado da assistente social Josyane Lima de Cerqueira, integrante da equipe do programa de qualidade de vida no trabalho “Vida Plena – MPMT pensando em você”, aos participantes da integração nesta sexta-feira (30). Como de praxe, os aparelhos celulares foram recolhidos logo na abertura do evento, para que os servidores se voltem exclusivamente para a atividade, sem qualquer interferência externa. Na sequência, o sexto encontro realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, foi aberto pelo promotor de Justiça Tiago de Sousa Afonso da Silva, assessor da Corregedoria-Geral do MPMT e que também integra o programa. 

Segundo o promotor, a integração visa a apresentar o programa e coletar informações e impressões do público interno, além de aproximar as pessoas, estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a reflexão sobre o dia a dia na instituição. Tudo o que for apontado servirá como base para formulação de novas diretrizes do Vida Plena. Tiago Afonso reforçou ainda que, com a institucionalização do programa, as ações em busca da qualidade de vida no trabalho e da valorização de membros e servidores - que já ocorriam de maneira pontual há algum tempo - serão incrementadas e permanentes. 

Para Rafael Fernandes da Silva, assessor do procurador de Justiça Paulo Rocha, a manhã de atividades foi importante para que os servidores vissem a instituição como algo maior do que simplesmente o trabalho que realizam, cada um em sua função. “Pudemos perceber que as pessoas aqui têm uma forma de pensar coesa e que a instituição pode ser mais unida com eventos como esse, que possibilitam aos servidores expressarem suas opiniões e conviverem entre si”, avaliou. 

A servidora Thais Campos, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), destacou o mesmo ponto, da instituição ser vista como um todo. “Membros e servidores são essenciais para que o trabalho flua e a sociedade perceba o reflexo da atuação do Ministério Público”, pontuou, ressaltando em seguida ser “bacana” a preocupação da administração com a qualidade de vida no trabalho. 

Com a utilização de dinâmicas e atividades interativas, a equipe do Vida Plena buscou, além da interação, ouvir as opiniões e reivindicações dos servidores do DGP e das Procuradorias Cíveis, bem como identificar os pontos fortes e fracos da instituição, oportunidades de melhoria e ameaças. O encerramento foi realizado pela promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra.

Clima Organizacional - O promotor de Justiça Tiago Afonso conclamou os servidores a participar da primeira pesquisa de clima organizacional realizada pelo Ministério Público de Mato Grosso, disponível na intranet. Para participar, não é preciso se identificar, pois a pesquisa tem natureza confidencial e anônima. O objetivo da instituição é desenvolver estratégias para uma administração de clima eficiente e melhorias no ambiente de trabalho. 


 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo