QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Integração do Vida Plena colhe informações para definição de atividades
por ANA LUÍZA ANACHE
quarta-feira, 21 de agosto de 2019, 17h05
O quarto encontro do programa “Vida Plena – MPMT pensando em você” na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso foi realizado nesta quarta-feira (21), na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça. Participaram das atividades de integração servidores das procuradorias criminais, e parte das equipes do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O objetivo da iniciativa é aproximar as pessoas, estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a reflexão sobre o dia a dia na instituição, de modo a levantar as necessidades do público interno com foco na melhoria da qualidade de vida e saúde no trabalho.
O promotor de Justiça Tiago de Sousa Afonso da Silva, assessor da Corregedoria-Geral do MPMT e integrante do Vida Plena, foi o responsável por dar as boas-vindas aos participantes. Ele lembrou que, quando foi editada a Recomendação nº 52/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que trata da implementação de Política Nacional de Gestão de Pessoas, o MPMT já desenvolvia diversas ações nesse sentido, porém de maneira mais tímida e pontual. “Agora a situação é diferente. Desde março de 2019 essa política foi institucionalizada no Ministério Público de Mato Grosso, com a implantação do programa de qualidade de vida no trabalho Vida Plena”.
O promotor reforçou que o programa visa a promoção da saúde, de melhorias no ambiente de trabalho, integração e de campanhas de comunicação para estimular a confraternização e o debate sobre temas de interesse público. “Queremos conquistar a confiança do nosso público-alvo, que são os servidores e membros do Ministério Público, por isso realizamos encontros como esse no interior e agora na PGJ para divulgar o programa Vida Plena, quais as medidas que estão sendo tomadas e como elas vão impactar positivamente na vida de todos”, afirmou, destacando como resultados a divulgação da pesquisa de clima organizacional, a licitação para contratação de ginástica laboral e a elaboração de curso de integração online para novos servidores.
O encerramento do encontro foi realizado pela promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra, que salientou a importância da contribuição dos servidores para subsidiar o trabalho da equipe do Vida Plena. “Colhemos as informações por meio de dinâmicas, perguntas e no fim aplicamos um questionário para levantar as reivindicações”, contou. Conforme a promotora, os dados serão compilados em setembro e, a partir daí as ações do programa serão direcionadas às demandas mais recorrentes.
O próximo encontro de integração do Vida Plena ocorre no dia 28 de agosto, com servidores das Procuradorias de Justiça Especializadas, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), da Diretoria-Geral, do Deplan, do Departamento de Imprensa e Comunicação Social e do Controle Interno (CI).
Leia também:
PGJ encerra mais um encontro do Vida Plena destacando importância da colaboração entre as áreas
Departamentos Administrativo e de TI participam de integração e são ouvidos pela administração
Programa Vida Plena dá sequência às atividades com servidores da PGJ