Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INTEGRAÇÃO

PGJ encerra mais um encontro do Vida Plena destacando importância da colaboração entre as áreas

por ANA LUÍZA ANACHE

sexta-feira, 16 de agosto de 2019, 15h53

Colaboração é essencial para o sucesso e a vida das organizações. Essa é a mensagem de encerramento de  mais uma ação de integração promovida pelo programa “Vida Plena – MPMT pensando em você”. Os encontros estão ocorrendo em todas as unidades do Ministério Público e, ao longo deste mês, beneficiarão os departamentos da Procuradoria-geral de Justiça, em Cuiabá. Compartilhando desse mesmo pensamento, o procurador-geral José Antônio Borges Pereira finalizou o terceiro encontro realizado na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça ressaltando a importância da integração, parceria e cooperação entre o público interno dos diversos setores da instituição. 

“Existe toda uma organicidade dentro do Ministério Público para essa estrutura andar. Todo mundo aqui - procuradores de Justiça, promotores, servidores, terceirizados e estagiários - trabalha para promover Cidadania e Justiça. E um dos sentidos do programa Vida Plena, além de buscar a melhoria da qualidade de vida no trabalho, é estimular o envolvimento de todos e a empatia entre os colegas”, afirmou o chefe do MPMT, destacando a corresponsabilidade para um ambiente de trabalho agradável e saudável. Para José Antônio, é preciso haver um equilíbrio entre repeitar o espaço e a individualidade do colega e, ao mesmo tempo, manter a integração e aproximação entre colaboradores. 

A terceira turma reuniu os departamentos de Engenharia, Financeiro, Aquisições e de Atendimento e Expediente, o Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (Nare) e os Núcleos de Ações de Competência Originária (Nacos) Cível e Criminal, nesta sexta-feira (16). “O Vida Plena é um programa de qualidade de vida no trabalho instituído pela Procuradoria-geral de Justiça em atendimento à recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público. A ideia dessa integração é proporcionar uma manhã diferente, divertida e de confraternização. Além disso, é uma forma de colhermos as demandas para o nosso programa por meio de dinâmicas com vocês. Afinal, não temos como implantar efetivamente um programa de qualidade de vida sem ouvir os principais interessados”, ponderou a promotora de Justiça auxiliar da PGJ Claire Vogel Dutra. 

Para a arquiteta Nádia Paim, do Departamento de Engenharia (Denge), a promoção desses encontros é uma atitude corajosa da instituição, além de um ato de transparência. “A partir do momento em que a instituição se abriu para nos ouvir, ela se propôs a levantar problemas, enfrentá-los e buscar soluções, a fazer o que for possível para atingir a excelência”, avaliou. De acordo com a servidora, a iniciativa está aprovada. “Estou esperançosa de que teremos bons frutos, pois depende de todos buscarmos uma mudança de cultura. É preciso um ato de fé, ajudarmos uns aos outros, lembrando sempre que somos partes de uma instituição”, reforçou. 

Objetivo - As integrações do Vida Plena na sede da PGJ ocorrem nas quartas e sextas-feiras, com a participação de 50 servidores em média. O objetivo é aproximar as pessoas, estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a reflexão sobre o dia a dia na instituição, de modo a levantar as necessidades do público interno com foco na melhoria da qualidade de vida e saúde no trabalho. Com a utilização de dinâmicas e atividades interativas, a equipe do programa visa ainda a identificar os pontos fortes e fracos da instituição, oportunidades de melhoria e ameaças ao bom andamento das atividades da instituição. 

Leia também: 

Departamentos Administrativo e de TI participam de integração e são ouvidos pela administração 

Programa Vida Plena dá sequência às atividades com servidores da PGJ

Metodologia utilizada busca integração e melhoria na qualidade do ambiente de trabalho

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo