CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA
População discute criação de Núcleo de Observatório Social em Colniza

por CLENIA GORETH
quinta-feira, 08 de agosto de 2019, 08h11
Representantes de vários segmentos da sociedade civil se reuniram no município de Colniza (distante 1.042 km de Cuiabá), no início desta semana, para discutir a criação de um núcleo do Observatório Social de Mato Grosso no município. Com a iniciativa, os moradores pretendem somar esforços para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e redução do seu custo para o contribuinte.
Realizada na sede das Promotorias de Justiça de Colniza, a reunião contou com a participação da presidente do Observatório Social de Mato Grosso, Elda Mariza Valim Fim. Auditora aposentada do Tribunal de Contas da União (TCU) e com mais de 15 anos de experiência no controle social e fiscalização da gestão pública como cidadã, a presidente proferiu palestra sobre o tema “O verdadeiro controle da gestão pública”.
Presentes em diversos municípios brasileiros, os Observatórios foram criados por representantes da sociedade civil organizada que, descrentes do discurso contra a alta carga tributária brasileira, aliada aos escândalos de corrupção e da má qualidade na aplicação dos recursos públicos, resolveram tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, por meio da criação da entidade em suas cidades.
A ferramenta de controle social preventivo sobre os gastos públicos, chamada de Observatório Social, nasceu em Maringá depois de um grande escândalo de corrupção, há pouco mais de 10 anos.