CENTROS DE APOIO OPERACIONAL
Demandas reprimidas são reduzidas em mais de 40%

por CLÊNIA GORETH
segunda-feira, 29 de julho de 2019, 16h26
Os Centros de Apoio Operacional (CAOs) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso fecharam o primeiro semestre deste ano com redução do estoque de demandas reprimidas em 44%. Em março deste ano eram 496 solicitações aguardando atendimento. Hoje o número de solicitações pendentes é de apenas 274. São demandas relacionadas às áreas ambiental, contabilidade, engenharia e convênios.
De acordo com relatório de gestão apresentado pela coordenação dos CAOs ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, de janeiro a junho deste ano foram realizados 214 atendimentos relacionados a pesquisas jurídicas; 649 manifestações técnicas e 47 autuações em atividades não procedimentais.
Entre as novidades estão a criação do novo portal dos Centros de Apoio Operacional, banco de peças, auxílio à Ouvidoria no projeto Viva o Seu Bairro, publicação de boletins informativos dos Centros de Apoio Operacional e a parceria dos Centros de Apoio na realização de eventos para capacitação de membros e servidores do MPMT.
ESTRUTURAÇÃO: A organização e reestruturação dos Centros de Apoio Operacional, conforme o coordenador dos CAOs, promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, foram essenciais para dinamizar o atendimento das solicitações de vistorias e análises técnicas, contribuindo para a redução do estoque.
“Em pouco tempo, já são expressivos e notórios os reflexos do novo modelo de gestão dos trabalhos periciais, já que um membro passou a acompanhá-los com exclusividade, noticiando diuturnamente ao Procurador-Geral de Justiça e sua equipe as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos servidores dos Centros de Apoio, postulando as medidas necessárias para solucioná-las. Como resultado de tal gestão, houve aumento expressivo da produtividade do corpo técnico e a constante diminuição da demanda reprimida”, destacou o coordenador.
Além das atividades rotineiras, os 12 Centros de Apoio Temáticos passaram a auxiliar os membros em procedimentos investigatórios, na preparação de ações e em estratégias de atuação, bem como a propor a celebração de termos de convênio e cooperação técnica pela Instituição e organizam, em parceria com o CEAF e Procuradorias Especializadas, capacitações e encontros. Colaboram ainda com a revisão do planejamento estratégico do Ministério Público e a sua execução.