VIVA O SEU BAIRRO
Ouvidoria do MPMT chega ao bairro Jardim Fortaleza neste sábado (27)
por ANA LUÍZA ANACHE
quinta-feira, 25 de julho de 2019, 14h08
Os moradores do bairro Jardim Fortaleza e região, em Cuiabá, recebem a Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) no próximo sábado (27). Os atendimentos ocorrem das 16h às 19h, no campo de futebol do bairro (conhecido como Campo da Baixada), durante a realização do Viva o Seu Bairro. Essa é a oitava participação da Ouvidoria no evento, após a parceria firmada com o Grupo Gazeta de Comunicação em abril deste ano.
Como a Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o Ministério Público, a comunidade pode fazer reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações e conhecer a atuação do MPMT. É uma oportunidade para as pessoas levarem ao conhecimento da instituição problemas que afetam coletivamente a sociedade e que estão relacionados à saúde, educação, cidadania, segurança, meio ambiente, criança e adolescente, idosos, consumidor, pessoa com deficiência, infraestrutura e combate à criminalidade.
As informações colhidas nos atendimentos são encaminhadas aos promotores de Justiça para adoção das providências necessárias, ou mesmo enviadas ao órgão responsável, com as devidas orientações.
Conforme o presidente do bairro, Ireno Prado, o Jardim Fortaleza existe há quase 40 anos, possui cerca de 3 mil moradores e faz divisa com outros 14 bairros. Ele conta que as principais carências da região, segundo a comunidade, são a pavimentação asfáltica e o transporte coletivo. “A rede de esgoto estão fazendo, mais da metade do bairro já tem. Falta terminar para iniciar o projeto de asfalto, espero que daqui para 2020 saia. Outra reclamação bastante comum é com relação ao transporte. Falta ponto de ônibus com cobertura, os ônibus são velhos, quebram, atrasam. Às vezes a espera dura mais de uma hora. A situação é caótica”, afirmou.
A respeito de escolas, creches e postos de saúde, Ireno disse que há oferta desses serviços, porém, destacou que a demanda é grande e precisa de mais, especialmente creches.
Saiba mais - A Ouvidoria do MPMT tem como objetivo atender as demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido pela instituição. Além do atendimento itinerante, a população pode acessar esse serviço pelo telefone 127 (ligação gratuita), aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail ouvidoria@mpmt.mp.br, formulário eletrônico de manifestação (veja aqui) e atendimento presencial na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, localizada na Rua 04, s/nº - Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Leia também:
Transporte coletivo e portos de areia compõem demandas do Distrito do Sucuri
Ouvidoria presta contas e ouve demanda dos moradores Novo Paraíso
Moradores do Nova Esperança reivindicam serviços e infraestrutura durante o Viva o Seu Bairro