Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

VIVA O SEU BAIRRO

Distrito do Sucuri recebe a Ouvidoria do MPMT neste sábado (13)

por ANDERSON PINHO

sexta-feira, 12 de julho de 2019, 13h30

Na sua sétima participação no projeto Viva o seu Bairro, a Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) estará neste sábado (13) no Distrito do Sucuri, em Cuiabá. As ações irão se concentrar no miniestádio de futebol do bairro, no horário das 16 às 19h. A ouvidoria estará no local com toda a estrutura necessária para atender a população, distribuindo material orientativo e fazendo as orientações. 

A Ouvidoria do MPMT também levará  para a comunidade informações e esclarecimentos acerca do papel da instituição e também do que o Ministério Público tem feito para que a população tenha assegurado direito à saúde, segurança, educação e infraestrutura, dente outros.  

Quase 6 mil pessoas vivem no Sucuri, que faz divisa com os bairros Novo Tempo, Colorado, Amperco e Residencial Sucuri, Bandeira, Tarumã, Comunidade São João e Sucuri I. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Distrito do Sucuri, Valdivino Paulo da Cruz, é uma região que enfrenta suas carências em vários setores.


Situado na Estrada Velha da Guia, Sucuri era um dos mais antigos bairros de Cuiabá até tornar-se um Distrito, no ano de 2011. Tem papel fundamental na história da Capital, devido à presença de olarias que forneciam cerâmica para construção de casas, ruas e até mesmo escolas. Lugar pacato e hospitaleiro, é refúgio de muitas famílias que buscam diversos pontos de lazer como peixarias, lanchonetes e banho de rio para fugir da rotina cansativa e estressante do cotidiano.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Distrito do Sucuri, Valdivino Paulo da Cruz, a comunidade reivindica melhoria da cobertura do transporte coletivo nos fins de semana.  Segundo o dirigente, o serviço funciona bem durante a semana  com seis coletivos chegando até o Distrito, partindo da Igreja Matriz, que passam pelo pronto-socorro de Cuiabá. “O problema é que nos fins de semana os coletivos passam a cada três horas”, relata. 

Outro problema citado pelo líder comunitário está relacionado à segurança pública. Segundo ele, o Distrito do Sucuri sofre com o medo da violência e os constantes roubos a chácaras e residências na comunidade.  Os moradores da regiãol cobram providências como a reativação do posto policial, desativado em 2009. A região hoje é atendida pela base da PM do Ribeirão do Lipa.

Além do Ouvidoria Itinerante, a população pode recorrer a outros canais de comunicação com o setor: o telefone 127, o aplicativo MP online (disponível para os sistemas operacionais android e iOS), o e-mail ouvidoria@mpmt.mp.br, o formulário eletrônico de manifestação, disponível no endereço https://www.mpmt.mp.br/ouvidoria/ouvidoria-client/cad_manifest.php, e o atendimento presencial na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Rua 04, s/nº - Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo