VIVA O SEU BAIRRO
Ouvidoria do MPMT chega ao Distrito do Sucuri neste sábado (13)

por ANDERSON PINHO
quarta-feira, 10 de julho de 2019, 11h18
A Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) estará neste sábado (13) no Distrito do Sucuri, em Cuiabá, acompanhando o Viva o seu Bairro. Esta será a 7ª participação do MPMT no projeto, que levará para a comunidade informações e esclarecimentos acerca do papel da instituição e também do que o Ministério Público tem feito para que a população tenha assegurado direito à saúde, segurança, educação e infraestrutura, dente outros.
Situado na Estrada Velha da Guia, Sucuri era um dos mais antigos bairros de Cuiabá até tornar-se um Distrito, no ano de 2011. Tem papel fundamental na história da Capital, devido à presença de olarias que forneciam cerâmica para construção de casas, ruas e até mesmo escolas. Lugar pacato e hospitaleiro, é refúgio de muitas famílias que buscam diversos pontos de lazer como peixarias, lanchonetes e banho de rio para fugir da rotina cansativa e estressante do cotidiano.
Quase 6 mil pessoas vivem no Sucuri, que faz divisa com os bairros Novo Tempo, Colorado, Amperco e Residencial Sucuri, Bandeira, Tarumã, Comunidade São João e Sucuri I. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Distrito do Sucuri, Valdivino Paulo da Cruz, é uma região que enfrenta suas carências em vários setores.
De acordo com ele, uma das reivindicações da comunidade é a melhoria da cobertura do transporte coletivo nos fins de semana. “Durante a semana o serviço funciona bem, com seis coletivos chegando até o Distrito, partindo da Igreja Matriz, que passam pelo pronto-socorro de Cuiabá. O problema é que nos fins de semana os coletivos passam a cada três horas e isso é muito ruim para a comunidade”, relata.
Outro problema citado pelo líder comunitário está relacionado à segurança pública. Segundo ele, o Distrito do Sucuri sofre com o medo da violência e os constantes roubos a chácaras e residências na comunidade. “Semana passada, invadiram uma chácara e renderam os moradores. Os ladrões levaram objetos de valor, o que quiseram”, conta. Cruz acredita que a situação seria outra se o posto policial, desativado em 2009, estivesse em funcionamento. A região hoje é atendida pela base da PM do Ribeirão do Lipa.
Estas e outas reivindicações serão formalizadas junto à Ouvidoria do MPMT durante o Viva o seu Bairro na comunidade. As ações irão se concentrar no miniestádio de futebol do bairro, no horário das 16 às 19h. A ouvidoria estará no local com toda a estrutura necessária para atender a população, distribuindo material orientativo e fazendo as orientações. O Ministério Público atua em diversas áreas: defesa da cidadania, do meio ambiente, da criança e do adolescente, dos idosos, do consumidor, da educação, da pessoa com deficiência e no combate a crimes.
Todas as informações colhidas nos atendimentos que demandam a atuação do Ministério Público serão encaminhadas aos promotores de Justiça para a adoção das providências necessárias. O morador pode procurar a tenda do MPMT no projeto para levar sua manifestação. Se ela exigir sigilo e confidencialidade, a conversa ocorrerá em ambiente reservado, longe dos olhares do público presente.
Além do Ouvidoria Itinerante, a população pode recorrer a outros canais de comunicação com o setor: o telefone 127, o aplicativo MP online (disponível para os sistemas operacionais android e iOS), o e-mail ouvidoria@mpmt.mp.br, o formulário eletrônico de manifestação, disponível aqui, e o atendimento presencial na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Rua 04, s/nº - Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.