AUDITORIA BASEADA EM RISCOS
Combate à ineficiência e atuação preventiva são destacados em curso
por ANA LUÍZA ANACHE
terça-feira, 25 de junho de 2019, 10h19
Servidores do Ministério Público de Mato Grosso, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado participam do curso de Auditoria Baseada em Riscos nesta terça e quarta-feira (25 e 26 de junho), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. A capacitação é oferecida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPMT, com objetivo de desenvolver e aprimorar a competência dos auditores do setor público para melhorar o desempenho da Administração Pública e contribuir com a boa e regular aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.
O curso foi aberto pelo coordenador do CEAF, promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, que ressaltou a importância desse conhecimento no dia a dia de trabalho do Ministério Público e demais órgãos, uma vez que a gestão de riscos é um desafio constante na administração pública. Na sequência, o instrutor Kleberson Souza, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), apresentou a agenda da capacitação, que trará conceitos básicos, planejamento de auditoria, execução, relatório e monitoramento e estudo de caso prático.
Conforme Kleberson Souza, tratar a gestão de riscos e controles internos é fundamental porque punir o erro agrega pouco valor, a recuperação de danos é mínima e a repetição de erros é comum. “Precisamos trabalhar a prevenção, o ideal é que as organizações se atenham à causas para evitar o sobrepreço”, afirmou. Para o instrutor, professor de pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), autor e coautor de diversos livros, os órgãos de controle devem focar no combate à corrupção e em evitar gasto público desnecessário.
“Assim como na Itália, grande parte do desperdício no gasto público no Brasil está relacionada à ineficiência. Nós compramos mal, pagamos mais caro, perdemos produto. E isso é reflexo da ineficiência”, enfatizou, citando exemplos práticos como aquisição de composições a mais para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, de mochilas de adulto para público infantil e realização de obras desnecessárias.
Participam do curso servidores do Centro de Apoio Operacional Perícias Contábeis, Controle Interno e Departamento de Aquisições do MPMT, bem como do Controle Interno do TJMT, Auditoria e Secretaria de Planejamento do TCE. A capacitação terá carga horária de 16 horas, com as aulas expositivas (teoria) e estudo de caso (prática) de planejamento de auditoria baseado em riscos de contratos de terceirização.
Leia também:
Curso de Auditoria Baseada em Riscos começa amanhã (25)