SEGURANÇA
Delegados reivindicam apoio do MPMT para novas nomeações
por ANA LUÍZA ANACHE
quinta-feira, 13 de junho de 2019, 09h43
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, recebeu a visita do deputado estadual delegado Claudinei, do presidente da Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia, José Lindomar Costa, e da presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado, Maria Alice Barros Martins Amorim, nesta quinta-feira (13 de junho), na sede do Ministério Público. Os delegados pediram o apoio do MPMT para resolver o problema da falta de delegados em diversas regiões de Mato Grosso e nomear pelo menos mais 20 aprovados no último concurso, em 2018.
De acordo com José Lindomar Costa, o déficit é de aproximadamente 180 profissionais. “Temos delegados lotados no interior que respondem por até cinco municípios”, acrescentou Maria Alice Amorim. Segundos os delegados, essa situação se arrasta há anos e preocupa muito a categoria em razão da insegurança jurídica, uma vez que muitas vezes o delegado não consegue estar presente em todos os atos em caso de ocorrências policiais. A comitiva citou o exemplo de Rondonópolis (a 225km de Cuiabá), onde o delegado de uma unidade acumula quatro comarcas circunvizinhas e ainda responde pelo plantão.
Os delegados informaram ainda que a atuação do MPMT tem ajudado muito a solucionar questões pontuais, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta firmados e ações civis públicas protocoladas. José Antônio Borges Pereira lembrou a situação de crise financeira do Estado e propôs, a exemplo do que tem sido feito o sistema de Justiça, a utilização de recursos tecnológicos como videoconferência para minimizar os problemas. A comitiva acatou a sugestão como algo a mais a ser feito para driblar o déficit e ficou de encaminhar um ofício à instituição formalizando os pedidos.