SUSTENTABILIDADE
Água para o Futuro é case de sucesso apresentado no Dia Mundial do Meio Ambiente
por ANA LUÍZA ANACHE
quarta-feira, 05 de junho de 2019, 13h41
No Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho, o projeto Água para o Futuro foi apresentado como um case de sucesso relacionado ao olhar mais sustentável na gestão do meio ambiente. O promotor de Justiça Gerson Natalício Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, foi convidado a participar de uma mesa redonda sobre iniciativas que são referência na área ambiental, durante a 15ª edição da Semana de Meio Ambiente de Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (05 de junho).
Gerson Barbosa explicou que o Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) que busca, prioritariamente, garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação das nascentes. Ele contou que o projeto atualmente é executado em Cuiabá e Jaciara (a 144km da capital), em conjunto com o Instituto Ação Verde e a Universidade Federal de Mato Grosso, com apoio de entidades públicas e privadas. “Em breve executaremos o projeto em Chapada dos Guimarães e Nobres”, revelou.
Segundo o promotor de Justiça, o Água para o Futuro ganhou uma grande dimensão e se tornou referência quando se trata de recursos hídricos ao buscar garantir o abastecimento de água potável para a presente e as futuras gerações, bem como sensibilizar a população para que faça a parte dela. Gerson Barbosa contou que a crise hídrica que assola centenas de municípios no país foi o ponto de partida para o desenvolvimento e implantação do projeto em 2015.
O palestrante abordou ainda como é feito o trabalho de identificação de nascentes, a evolução da tecnologia empregada e os resultados alcançados. “Hoje temos 215 nascentes confirmadas e caracterizadas na área urbana de Cuiabá e mais de 300 possíveis nascentes a confirmar. Das 215, 78% estão degradadas. Em Jaciara, identificamos e confirmamos 43 nascentes em um mês”, afirmou, destacando que se trata de um trabalho científico e que a população precisa cooperar deixando de poluir essas áreas.
A Semana - Com o tema "Meio Ambiente – Gestão Compartilhada", o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com o objetivo de lançar um olhar integrado para diversos atores da sociedade que contribuem para o equilíbrio ecológico. “Meio ambiente não é algo que caiba somente a um órgão. É, na verdade, patrimônio de toda a sociedade. E é muito difícil, diria até impossível, cuidar dos nossos recursos ambientais de forma isolada. Por isso é importante entender que a gestão deve ser feita em conjunto”, ponderou o secretário Executivo da Sema, Alex Marega.
Conforme o secretário, Mato Grosso é líder em sustentabilidade porque nos últimos 15 anos conseguiu triplicar a produção agrícola e dobrar o rebanho bovino e, ao mesmo tempo, reduzir em 90% o desmatamento. “É o Estado, em nível mundial, que conseguiu ter os melhores resultados com relação à diminuição desmatamento”, afirmou. Ainda de acordo com Alex Marega, grande parte dos resultados alcançados é fruto de parcerias. “Hoje podemos dizer que o principal parceiro que temos na gestão ambiental é o Ministério Público, tanto no sentido de coibir práticas ilícitas como, principalmente, no desenvolvimento de ações proativas relacionadas à prevenção”, destacou.