NOVA MARILÂNDIA
Idosos são orientados sobre operações bancárias e os cuidados para evitar golpes

por CLÊNIA GORETH
sexta-feira, 31 de maio de 2019, 14h44
Realização de empréstimos consignados, utilização de cheque especial, cartão de crédito e abertura de conta-corrente foram alguns dos assuntos abordados em uma palestra promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Defensoria Pública a idosos do município de Nova Marilândia, distante 252 Km de Cuiabá. O evento, realizado na quarta-feira (29), contou com a participação do Conselho Municipal de Idosos.
O promotor de Justiça Mário Anthero Silveira explica que o objetivo do encontro foi esclarecer as dúvidas dos idosos relacionadas aos contratos com instituições financeiras. Ele e o defensor público Antônio Góes de Araújo informaram que os bancos têm o dever de repassar detalhadamente e de forma clara os direitos e deveres dos consumidores.
“Para a contratação de um empréstimo, por exemplo, os idosos não têm o dever de adquirir, junto aos bancos, outros serviços, pois isto trata-se de venda casada, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor”, orientaram os palestrantes.
Segundo eles, existem relatos em Nova Marilândia de que idosos estão contratando cheque especial sem saber que se trata de uma modalidade de empréstimo pré-aprovado, caso a conta se torne negativa. Muitos também não têm noção dos valores dos juros bancários e de que não são obrigados a aceitar a abertura de conta-corrente, na modalidade cheque especial.
Foram esclarecidos também os cuidados que os idosos devem ter antes de contrair empréstimos, principalmente em relação às contratações por telefone, devendo analisar se a quantia contratada cabe no orçamento.