VÁRZEA GRANDE
Projeto Fortalecer ganha nova roupagem com o “Educar sem violência”

por CLÊNIA GORETH
quinta-feira, 30 de maio de 2019, 13h42
O Projeto Fortalecer, que em agosto deste ano completa 15 anos de existência no município de Várzea Grande, ganhou uma nova roupagem e agora, além das ações articuladas de combate à evasão escolar, também atuará na promoção da cultura de paz. A nova vertente, lançada na semana passada, começou no formato de curso destinado a professores, depois foi ampliada e tornou-se o projeto “Educar sem violência”.
A iniciativa, idealizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do município de Várzea Grande, é desenvolvida em parceira com a Prefeitura Municipal, secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social, Esporte e Lazer e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A sociedade civil também participa efetivamente com a adesão dos voluntários.
“O Educar sem Violência é um desdobramento do Fortalecer. O meu papel, como promotor de Justiça atualmente na defesa da Infância e Juventude em Várzea Grande, é dar continuidade ao trabalho que começou com a então promotora e hoje procuradora de Justiça Silvana Correa Vianna. Embora já sejam quase 15 anos, o projeto é capaz de nos emocionar todos os dias”, ressaltou o promotor de Justiça Douglas Lingiardi Strachicini.
BALANÇO: Desde a sua criação, em 2004, o Projeto Fortalecer tem assumido um papel articulador entre as políticas de educação e assistência social no enfrentamento da evasão escolar, para além da ausência do aluno em sala de aula, com encaminhamento à Rede de Proteção à Criança e Adolescente do município dos casos que intensifiquem a infrequência escolar.
Já foram encaminhados ao Projeto Fortalecer 3.835 alunos matriculados nas escolas municipais, e destes, 3.776 foram atendidos e 3.222 retornaram a frequentar a escola. Foram realizadas 2024 visitas institucionais e domiciliares e 1087 atendimentos psicossociais às famílias. Outras atividades desenvolvidas pelo projeto são palestras e rodas de conversas, que totalizaram 447 encontros juntamente as famílias e comunidade escolar e 53 encontros de formação de voluntários. Tais formações resultaram em uma parceria de 1.228 voluntários inscritos no Projeto.