ITIQUIRA
Concurso estimula reflexão em alunos para dizer não às drogas
.jpeg)
por CLÊNIA GORETH
terça-feira, 28 de maio de 2019, 10h11
Estudantes do município de Itiquira foram desafiados a apresentarem, em sua própria linguagem, motivos para dizer não às drogas. Além de apontar as justificativas, foi preciso ser criativo e transmitir a mensagem por meio de um vídeo que atraísse a atenção dos internautas. O resultado do 1º Concurso Cultural de Produção de Material Audiovisual Contra Drogas, foi conhecido no sábado (25), com o anúncio dos vencedores e premiação.
O evento foi organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Itiquira. Vinte e oito vídeos concorreram ao prêmio e a iniciativa contou com o envolvimento das escolas urbanas e rurais do município. A playlist com os vídeos dos candidatos foi divulgada no Youtube e, em dois dias, alguns vídeos já haviam recebido mais de mil visualizações.
Para o promotor de Justiça Cláudio Angelo Correa Gonzaga, os problemas sociais decorrentes do uso de droga no município é enorme. “Não se vê uma política pública, inclusive com o uso da propaganda, para conscientizar o público infantojuvenil dos malefícios das drogas. Pelo contrário: no whatsapp, muitas vezes se tem notícia do incentivo, longe do olhar dos pais e professores, ao uso. Ao invés de contratar uma empresa para fazer uma mensagem com o que achamos ser os motivos para dizer não às drogas, nossa ideia foi estimular os próprios alunos a refletirem e expressarem seus motivos, na sua própria linguagem” , explica.
O primeiro lugar foi conquistado pelas adolescentes Jully Cortez e Emanuelly Cortez, ambas de 13 anos, que levaram como premiação um drone e troféu. A segunda posição ficou com a estudante Eloá Ribeiro Rodrigues e a terceira com o aluno Kalledy Ayolli do Nascimento Moraes. Ambos ganharam troféus e tablets.
A mesa de jurados foi formada por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Assessoria Pedagógica, Ministério Público, Conselho da Criança e do Adolescente e Conselho Comunitário de Segurança.
Participaram do evento, além da comunidade escolar, o prefeito da cidade, Humberto Bortolini, o presidente da Câmara Municipal, Presidente da Câmara Municpal, Márcio Alves Fontes, os vereadores Álvaro Monteiro e João Neto, e a secretária de Educação, Jane Gobbi.
As estudantes que conquistaram o primeiro lugar destacaram a importância da iniciativa. Destacaram que os vídeos podem conscientizar aos usuários de drogas lícitas e ilícitas e elogiaram a oportunidade, cobrando a realização de mais eventos dessa natureza que, segundo elas, “atraem crianças, adolescentes e adultos”. Os vídeos estão disponíveis no Youtube e podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que sem fins lucrativos, sob a licença Creative Commons NC.
Confira os vídeos vencedores:
1º Lugar: Jully Cavalcante Cortez G. Portela e Emanuelly Cavalcante Batista
2º Lugar: Eloá Ribeiro Freitas Rodrigues
3º Lugar: Kalledy Aiolly do Nascimento Moraes
Vídeo mais Visualizado: Willian Santos de Souza