Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ÁGUA PARA O FUTURO

Equipe levanta coordenadas geográficas precisas das nascentes em Cuiabá

por ANA LUÍZA ANACHE

sexta-feira, 12 de abril de 2019, 16h12

A coleta de coordenadas geográficas precisas das nascentes catalogadas em Cuiabá foi retomada esta semana por uma equipe de estagiários do projeto Água para o Futuro, sob supervisão do professor doutor em engenharia agrícola da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marcio Roque, da geóloga Rejane Suellen da Silva Duarte e da engenheira ambiental e cartográfica Stela Gonçalves. O grupo visitou a área de três nascentes no bairro CPA II, no dia 10 de abril.

De acordo com Rejane Duarte, esse procedimento era executado por uma empresa terceirizada, e agora está sob a responsabilidade da equipe do projeto, que irá duas vezes por semana a campo para fazer o levantamento. “Após a identificação da nascente, fazemos o marco geodésico virtual, com uso do aparelho Gps Topcon Hiper Lite. A engenheira mestre em cartografia avalia possíveis imprecisões e realiza as adequações finais para depois inserirmos as informações no site e no aplicativo do projeto”, relatou.

A geóloga, que é mestre em Recursos Hídricos, explica que os estagiários são alunos do professor Marcio Roque nos cursos de Geologia e Agronomia da UFMT, parceira do projeto. “Na retomada desse trabalho, contamos ainda com apoio do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental”, acrescentou.

Aprimoramento - De acordo com o promotor de Justiça Gerson Natalício Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, a iniciativa visa o aprimoramento do projeto, proporcionando total exatidão das informações disponibilizadas no site e no aplicativo. Ele destaca ainda o papel alicerçador da UFMT nesse processo, como berço de conhecimento e de corpo técnico especializado.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo