Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PLANEJAMENTO

Ações estratégicas serão definidas em workshop

por ANA LUÍZA ANACHE

quinta-feira, 11 de abril de 2019, 16h50

A priorização das ações estratégicas do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) a serem incluídas no Planejamento Estratégico da instituição ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, durante o Workshop de Alinhamento Estratégico, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Conforme a proposta aprovada pelo Comitê de Gestão Estratégica na manhã desta quinta-feira (11 de abril), o evento compõe a metodologia de Revisão do Planejamento Estratégico Institucional e Formulação do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023.

A promotora de Justiça auxiliar da PGJ Hellen Uliam Kuriki, responsável pela apresentação da proposta, enfatizou que o trabalho executado em Mato Grosso segue o modelo nacional. “Nosso objetivo é quebrar a resistência e envolver todos, para que deixe de ser uma imposição e passe a ser algo construído em conjunto”, asseverou. Segundo a promotora, o insumo básico para o início do debate foi a realização da pesquisa de opinião com a sociedade, membros e servidores do Ministério Público a respeito das áreas a serem priorizadas no Planejamento Estratégico pelos próximos quatro anos.

Com base nas 647 respostas obtidas, o Departamento de Planejamento elencou as prioridades apontadas pelos públicos interno e externo e apresentou aos grupos focais para debate. “Esses grupos estão responsáveis por pormenorizar os temas destacados na pesquisa e elencar as ações estratégicas a serem apresentadas no workshop, para votação e definição da priorização de duas delas por área (cidadania e consumidor, criança e adolescente, criminal, meio ambiente e ordem urbanística, patrimônio público, administração superior e área meio)”, explicou Hellen Kuriki.

Descentralização - Os grupos focais destinados à revisão do Planejamento Estratégico Institucional e formulação do PPA 2020/2023 foram constituídos pelo procurador-geral de Justiça do Estado, José Antônio Borges Pereira, conforme Portaria nº 462/2019-PGJ (veja documento abaixo), publicada no Diário Oficial. São sete grupos no total, sendo cinco relacionados às áreas finalísticas, ligados às procuradorias especializadas, um da administração superior e um da área meio. Cada unidade tem de seis a 12 integrantes, um coordenador, um moderador e um relator. “O objetivo é permitir a participação razoável dos colegas no momento da construção do planejamento”, argumentou Hellen Kuriki.

Cronograma - A promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria Geral de Justiça ainda divulgou o cronograma dos trabalhos, que tiveram início em março, com a reunião para apresentação do novo papel dos 14 Centros de Apoio Operacional (CAOs). Na sequência, foi publicada a portaria dos grupos focais, criados os grupos virtuais para discussões via aplicativos de celular e realizada a reunião do Comitê de Gestão Estratégica. Os próximos passos são a realização do workshop e o estabelecimento de plataforma do radar estratégico para monitoramento e avaliação das ações.

Leia também:

MPMT democratiza revisão do Planejamento Estratégico
 

arquivo(s) anexado(s)

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo