Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Água será comemorado com ação educativa e recuperação de nascente

por ANA LUÍZA ANACHE

quarta-feira, 20 de março de 2019, 17h00

A 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá comemora o Dia Mundial da Água – 22 de Março – com dois eventos nesta semana, na capital. Na sexta-feira (22) será promovida uma atividade de educação ambiental na Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro, no bairro Planalto. No sábado (23) haverá a limpeza e recuperação de uma nascente no bairro Residencial Itamarati. As ações fazem parte do projeto Água para o Futuro, que tem por objetivo identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes urbanas do município de Cuiabá.

Cerca de 550 alunos da Escola 12 de Outubro, dos períodos matutino e vespertino, serão beneficiados com um circuito de palestras sobre os projetos Água para o Futuro e Verde Novo, orientações sobre a conservação de uma nascente identificada na unidade escolar e distribuição de mudas de espécies florestais. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Instituto Ação Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema). Já a atividade de recuperação da nascente no Residencial Itamarati será a partir das 8h, em conjunto com o grupo Teoria Verde. 

Com esse trabalho, pretende-se promover a conscientização a respeito da importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos; favorecer a reflexão sobre os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil enfrenta com a poluição e a falta de água; destacar a importância da arborização urbana; demonstrar a função ambiental da árvore na melhoria da qualidade do meio ambiente e na manutenção das nascentes; e enfatizar o entendimento de que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água.

Saiba mais – O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em fevereiro de 1993. Já o projeto Água para o Futuro é fruto de uma cooperação entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Instituto Ação Verde e a Universidade Federal de Mato Grosso, tendo sido premiado em setembro do ano passado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Direitos Fundamentais. Para o  coordenador do projeto, promotor de Justiça Gérson Barbosa, conquistar o 1º lugar na premiação dá a sensação de dever cumprindo e, por outro lado, aumenta a responsabilidade da instituição por saber que ainda há muito a ser feito.
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo