PREMIAÇÃO
Projeto Água para o Futuro divulga vencedores de concurso de redação, vídeo e desenho dia 9

por Janã Pinheiro
segunda-feira, 05 de novembro de 2018, 15h30
Será divulgado nesta sexta-feira (09) os vencedores do Concurso de Desenho, Vídeo e Redação realizado pelo projeto Água para o Futuro, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento será realizado às 09 horas, na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
O concurso, que teve como tema: “A importância das nascentes em Cuiabá”, visa despertar nos estudantes do ensino infantil, fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas do município de Cuiabá, o interesse pelos temas relacionados a importância dos recursos hídricos para o planeta, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.
A proposta é que os participantes se tornem multiplicadores do projeto nas unidades escolares, falando sobre a importância de garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para esta e as futuras gerações, tendo como público-alvo os estudantes.
Por meio de vídeos, desenhos, frases e redação o concurso buscou fortalecer a educação ambiental no currículo das unidades de ensino da rede municipal de educação, enriquecendo suas práticas pedagógicas e incentivando a comunidade escolar para a construção de uma vida sustentável, tendo como foco a importância dos recursos hídricos para a sobrevivência dos seres vivos do nosso planeta.
Para o coordenador do projeto, o Promotor de Justiça Gerson Barbosa, apesar do “Água para o Futuro” hoje ser uma referência nacional, quando o assunto é localizar e preservar nascentes, o objetivo maior é fazer com que o projeto chegue a todos os lares cuiabanos. “Por isso, estratégico envolver as escolas, porque os alunos desenvolverão um papel fundamental na propagação das informações junto aos familiares, amigos e vizinhos do bairro. Queremos que Cuiabá abrace este projeto”, destacou o Promotor.
O concurso foi dividido de forma que todos os alunos fossem contemplados, respeitando a idade escolar de cada um. Desta forma, o concurso de desenho foi voltado para os estudantes do 1º ciclo; o concurso de vídeo para alunos do 2º ciclo e EJA e o concurso de redação para os estudantes do 3º ciclo (ensino médio). As unidades de ensino puderam participar em mais de uma modalidade.
Desde o lançamento do concurso, em junho, os professores trabalharam o tema com os estudantes em sala de aula, incentivando o seu debate no ambiente escolar e no extraclasse. A seleção preliminar dos trabalhos foi realizada pelas escolas e a seleção final ficou sob a responsabilidade da Comissão Julgadora do concurso.
Premiação
Concurso de Desenho
Premiação para os estudantes
1º lugar na categoria 1º ano – 1 bicicleta
1º lugar na categoria 2º ano – 1 bicicleta
1º lugar na categoria 2º ano – 1 bicicleta
Premiação para unidade de ensino
As unidades escolares vencedoras do primeiro lugar de cada categoria receberão cada uma um kit de bandinha rítmica.
Concurso de Vídeo
Premiação para os estudantes na categoria 2º ciclo
1º colocado – 3 smartphones
2º colocado – 3 bicicletas
3º colocado – 3 tablets
Premiação para os estudantes na categoria EJA
1º colocado – 3 smartphones
2º colocado – 3 bicicletas
3º colocado – 3 tablets
Premiação para unidade de ensino
1ª colocada – categoria 2º ciclo – 1 computador
1ª colocada – categoria EJA – 1 computador
Concurso de Redação
Premiação para os estudantes
1º colocado – 1 smartphone
2º colocado – 1 bicicleta
3º colocado – 1 tablet
Premiação para a unidade de ensino
1ª colocada – 1 computador
Projeto – O Água para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executado em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá S/A. O projeto é composto por profissionais que realizam os estudos ambientais das nascentes urbanas nas áreas de geologia, hidrogeologia, fauna e vegetação. O Água para o Futuro também envolve profissionais de diversas áreas da tecnologia para o armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas em alta definição, utilização de veículo aéreo não tripulado (Vant), para monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções. Dos 550 pontos vistoriados na Capital, até agora, mais de 200 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.