Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Estudantes realizam plantio de duas mil mudas para recuperar matas ciliares na comarca de Rio Branco

por CLÊNIA GORETH

terça-feira, 23 de outubro de 2018, 17h57

Parceiros do projeto  “Amigos da Natureza- Recuperação das matas ciliares”, na Comarca de Rio Branco, efetuaram na segunda-feira (22) o plantio de 2.000 mudas nativas, de diversas espécies, nas margens do córrego Pratinha.  A iniciativa contou com a participação  de vários estudantes, além de integrantes das instituições envolvidas.

O promotor de Justiça Emanuel  Filartiga Escalante explica que o projeto pretende  sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de preservação e conservação das matas ciliares. “Antes de convidarmos os alunos e toda a sociedade para efetivamente recuperarmos a mata ciliar do Córrego Pratinha, foi realizado a avaliação da área degradada; levantamento da vegetação regional e a realização do cronograma de atividades”, explicou.

O próximo passo, conforme o promotor de Justiça, foi realizar o fechamento da área com cerca de arame para evitar que o gado prejudique  o desenvolvimento das plantas e a abertura das covas nas quais as mudas foram inseridas. Foi feita ainda a distribuição das mudas em lotes com espécies diversificadas.

O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público com apoio e envolvimento de  produtores rurais, Poder Executivo, Polícia Militar Mirim, Clube Desbravadores, Rotary Club, Interact Club, Empaer, Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, a rede estadual e municipal de ensino de Rio Branco.

Além de Rio Branco, a iniciativa será desenvolvida nos municípios de Salto do Céu e Lambari D´Oeste.
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo