MPE e TCE reforçam parcerias
quarta-feira, 19 de março de 2008, 00h00
O Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas reforçaram a importância de unificar ações de compate à corrupção e improbidade administrativa na manhã desta quarta-feira, 19, em reunião na Presidência do TCE.
Na oportunidade, conversaram sobre a eficácia de atuações conjuntas, especialmente em ano eleitoral, bem como outras circunstâncias especiais, por exemplo, o trabalho que vem sendo desenvolvido conscientizando o cidadão a fiscalizar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC.
'Trouxemos a proposta para o TCE para atuarmos conjuntamente', disse o procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado. 'Se trabalharmos juntos, os resultados serão maiores', completou a promotora de Justiça, Ana Cristina Bardusco Silva, (Promotoria Criminal Defesa da Administração Pública e da Ordem Tributária).
As duas instituições vão ampliar o Termo de Cooperação Técnica, existente desde maio de 2006, para atender as novas ações, campanhas, entre outras demandas, notadamente no combate à corrupção que foi lançada nacionalmente neste domingo (16) em Brasília.
A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Mostra que a desonestidade pode começar nos pequenos deslizes, como colar na escola, e vai crescendo como uma bola de neve até virar o monstro da corrupção que corrói municípios, estados e até o país.
O presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim reiterou a participação do órgão de forma efetiva, inclusive reservando orçamento para as demandas que surgirão de agora em diante. 'Quando trabalhamos em conjunto, ganha-se em velocidade e qualidade', destacou o corregedor-geral Valter Albano'.O vice-presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli mostrou-se satisfeito com a integração dos dois órgãos, desejando que ambos liderem a campanha 'o que você tem a ver com a corrupção'?
O coordenador da campanha em Mato Grosso, promotor de Justiça, Célio Joubert Fúrio, da 22ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público explicou que a conscientização será feita por meio de peças publicitárias de fácil entendimento, tais como cartilhas, banner, folders, entre outros.
Também participaram da reunião, os procuradores de Justiça Mauro Delfino César (TCE) , Naume Denise Nunes Rocha(Caop), os promotores Roberto Turin (Patrimônio Público), Esther Louise Peixoto Ferraz(coordenadora do Eleitoral) e o conselheiro Humberto Bosaipo.
imprensa@mp.mt.gov.br
(65) 3613 5146