Campanha contra queimadas reduz focos de calor no norte do Estado
segunda-feira, 12 de novembro de 2007, 00h00
Os promotores de Justiça da região norte do Estado de Mato Grosso que integram o GREEN – Grupo de Estudos do Extremo Norte, comemoram os bons resultados na luta contra as queimadas alcançados nos municípios de Nova Monte Verde, Alta Floresta, Carlinda, Apiacás, Paranaíta e Nova Bandeirantes.
Enquanto no Estado de Mato Grosso houve um aumento no número de focos de calor na ordem de 69%, naqueles municípios a redução das queimadas foi de 35,51 %. Somente em Nova Monte Verde, Alta Floresta e Carlinda a redução das queimadas foi de mais de 50%, segundo dados fornecidos pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Comparou-se o período compreendido entre janeiro a outubro de 2006 e de 2007.
Os seis municípios mencionados experimentam redução no número de queimadas desde 2005, quando se somou 17.847 focos de calor. No ano de 2006 foram contabilizados 11.001 e no mesmo período deste ano foram 7.094. Desde 2005 foram mais de 60% de redução de queimadas.
Segundo o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, que responde pelos Municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta, esta queda se deu em virtude da ampla conscientização da população que foi realizada juntamente com o apoio do Ibama, Sema, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
"Nos acreditamos que as parcerias, como a firmada entre o MP e o IBAMA e maior presença do Estado nos municípios demonstram que pode haver redução mesmo num panorama difícil como verificado no restante do Estado", salientou Rodrigo Dutra, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama de MT que à época respondia pela chefia do escritório regional do em Alta Floresta.
Além disto, semanalmente a Promotoria de Justiça enviava ao Ibama e à Sema as coordenadas geográficas indicando a localização exata das queimadas, o que propiciava imediata atuação do órgão ambiental além de serem os degradadores do meio ambiente acionados na Justiça. Várias ações civis públicas foram ajuizadas. O Ministério Público conta com o Núcleo de Geoprocessamento que monitora, via satélite, as queimadas no Estado de Mato Grosso. Assim os promotores de Justiça têm acesso às exatas localizações de queimadas em tempo real propiciando imediata atuação.
(65) 36135146///9983 5935