Terra Nova do Norte constrói casa de retaguarda
quinta-feira, 01 de novembro de 2007, 00h00
A finalidade da casa é para a permanência temporária de crianças e adolescentes em situação de risco provenientes dos municípios de Terra Nova do Norte/MT e Nova Guarita/MT. A casa de retaguarda será administrada pelo município de Terra Nova do Norte/MT e receberá temporariamente crianças e adolescentes em situação de risco provenientes dessas duas cidades.
O funcionamento da casa de retaguarda será regulamentado por um regimento interno que disciplinará dentre outras coisas: 1) em que casos crianças e adolescentes deverão ser colocados na casa; 2) por quanto tempo a criança/adolescente poderá permanecer na casa; 3) quem tem competência para determinar a colocação da criança/adolescente na casa; 4) quem ficará responsável em manter a integridade física e psicológica da criança/adolescente durante a permanência no local.
A casa de retaguarda tem como objetivo precípuo proporcionar à criança e ao adolescente em situação de risco um acompanhamento multidisciplinar, eis que a retirada do convívio familiar almeja a reestruturação familiar com todos os encaminhamentos necessários, o que envolve o acompanhamento nas áreas jurídica (Ministério Público e Poder Judiciário), da saúde (médicos e psicólogos) e da assistência social.
A promotora de Justiça de Terra Nova do Norte, Hellen Uliam Kuriki agradeceu a colaboração das prefeituras de Terra Nova do Norte e Nova Guarita, Rotary, Casa da amizade e comunidade que não mediram esforços para concretizar essa obra necessária para abrigar crianças em situação de risco.