Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE denuncia mais 15 pessoas e 2 empresas por crimes contra o meio ambiente

terça-feira, 09 de outubro de 2007, 00h00

Operação Guilhotina

O Ministério Público do Estado ofereceu denúncia nesta segunda-feira (08) contra quinze pessoas, dentre elas, fazendeiros, empresários, engenheiros florestais e servidores da Sema, além de duas empresas madeireiras por crimes contra a administração ambiental e o meio ambiente. A denúncia foi feita com base no inquérito policial nº 040/2007, que integra a denominada 'Operação Guilhotina' desencadeada no dia 03 de julho de 2007. Os denunciados são acusados de falsificação de projetos, crimes contra o meio ambiente e administração pública e outros.

Os promotores de Justiça, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza e Domingos Sávio de Barros Arruda relataram um esquema de fraude praticado nos processos administrativos de licenciamento ambiental e manejo florestal em trâmite perante o órgão ambiental estadual e contra o sistema de cadastro de consumidores de produtos florestais – (CC- Sema). Explicaram que a fraude, conforme se vem apurando em vários inquéritos, civil e policial, consiste, basicamente, na elaboração de planos de manejo florestal sustentáveis (PMFS) e planos de exploração florestal (PEF) fictícios que são apresentados perante o órgão ambiental do Estado.

O propósito é obter 'falsos' créditos florestais que, na seqüência são comercializados com determinadas madeireiras e utilizados para dar suporte ao comércio clandestino de madeira extraída ilegalmente da floresta mato-grossense, especialmente, de unidade de conservação, reservas indígenas e áreas de preservação permanente.

Integra da denúncia

imprensa@mp.mt.gov.br

(65) 36135146 ///9983 5935

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo