Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Prossegue vacinação na PGJ

sexta-feira, 01 de junho de 2007, 00h00

Iniciada na manhã de hoje e segue pelo período vespertino. A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama Imunidade.

Vacinas que estão à disposição:

•Trípice Viral – SRC – Vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba

•Vacina contra Hepatite B

•Vacina contra Febre Amarela

•Vacina contra Difteria e Tétano

Trípice Viral – SRC – Vacina contra Sarampo, Rubéola e Caxumba

Homem até 39 anos

Mulher até 49 anos

O sarampo é uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarréias e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

A rubéola é uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus que atinge principalmente crianças e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço e se espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.

A caxumba é uma doença viral, caracterizado por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e sub-mandibulares). O maior perigo é a caxumba "descer", isto é, causar inflamação dos testículos principalmente em homens adultos, que podem sofrer esterilidade depois da infecção. Pode causar ainda inflamação dos ovários nas mulheres e meningite viral. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.

Vacina contra Hepatite B

Faixa etária: 19 anos homem/mulher

É uma doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada. A hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado. Ela pode ser transmitida através de contato direto com sangue ou fluídos corporais contaminados, principalmente ao se compartilhar agulhas ou manter relações sexuais com uma pessoa Infectada.

Vacina contra Febre Amarela

Faixa etária: Em nossa região com nove meses. Os adultos podem tomar em qualquer idade. A vacina protege o organismo por apenas dez anos. Portanto, é necessário tomar uma nova dose da vacina a cada dez anos.

Protege contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. O Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela, causando a febre amarela urbana, o que, desde 1942, não ocorre no Brasil. A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o sabethes, em regiões fora das cidades. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.

Vacina contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto)

Faixa etária - reforço a cada 10 anos

A difteria é causada por um bacilo, produtor de uma toxina (substância tóxica) que atinge as amígdalas, a faringe, o nariz e o pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.

O tétano é uma infecção, causada por uma toxina (substância tóxica) produzida pelo bacilo tetânico, que entra no organismo por meio de ferimentos ou lesões na pele (tétano acidental) ou pelo coto do cordão umbilical (tétano neonatal ou mal dos sete dias) e atinge o sistema nervoso central. Caracteriza-se por contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

As vacinas são aplicadas com seringa, não tem problema tomar mais de uma vacina no mesmo dia, todas que serão utilizadas podem ser administradas na mesma ocasião. Quem não se lembra se tomou alguma vacina, e nem quanto tempo faz, pode tomar novamente sem problema. Informações fornecidas pela Vigilância Epidemiológica do Município.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo