PGJ recebe monografias da primeira turma de direito ambiental da FESMP
quinta-feira, 24 de maio de 2007, 00h00
O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, recebeu hoje do diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP), promotor José Antônio Borges, 72 monografias dos alunos da 1ª turma de Especialização em Direito Ambiental Desenvolvimento Sustentável que ficarão à disposição para pesquisa de membros e servidores na biblioteca da instituição.
'É uma parceria que deu certo', disse Prado se referindo ao trabalho que vem sendo realizado em conjunto: Procuradoria Geral de Justiça e FESMP no qual membros e servidores participam dos cursos por meio de convênios. Por exemplo, das 72 monografias, sete são de promotores de Justiça e as demais de servidores e profissionais da área jurídica da Capital e interior do Estado.
'É uma grande satisfação vê o trabalho destemido de José Antônio sempre empenhado em trazer cursos com professores não só consagrados, mas também identificados com Mato Grosso e com a Fundação Escola', disse Prado
O procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe que já dirigiu a FESMP falou da alegria de ver a seqüência dos projetos de pesquisas jurídico-científicos. 'Mato Grosso está cada vez mais empenhado em pós-graduação, e a Fundação Escola é uma partícipe importante na produção científica, porque dispõe da maior produção do gênero do Estado', avalia Scaloppe.
Ele sugeriu gestões que promovam futuras parcerias também com a Universidade Federal de Mato Grosso. José Antônio lembrou que é grande a responsabilidade por esse trabalho, pois a FESMP é dinâmica e a cada dia busca manter o alto padrão da qualidade de ensino.
Entre os títulos repassados para o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (CEAF), procurador João Batista Almeida estão monografias sobre: Reserva Legal na Amazônia Legal e Medida Provisória nº 2166 – Uma análise à luz do Direito Intemporal; Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica nos Crimes ambientais e A Proteção do Patrimônio Histórico Cultural da Cidade de Cuiabá - MT, entre outros títulos.
Novidades
Para os interessados em ingressar em novos estudos, José Antônio informa que no próximo mês de agosto haverá curso de especialização interdisciplinar focado na criança e adolescente coordenado pela Profa. Martha Machado Toledo para 80 alunos. 'Esse curso é muito importante porque é focado para o dia-a-dia. Por isso que é interdisciplinar porque precisa ter um grande envolvimento da sociologia, psicologia e não somente da área jurídica, visto que é uma didática visando sensibilizar os governantes para atuação na área da infância.
Atualmente, a FESMP dá andamento aos cursos de direito constitucional e Processo civil, coordenados pelo Prof. Dr. Nelson Nery Júnior, direito penal e processo penal pelos Drs.José Pedro Taques e Roberto Delmanto Júnior.
Assessoria de Imprensa
Cecília Gonçalves
(65) 3613 5146 // 9983 5935