Procurador-geral destaca lisura e transparência e os resultados
quinta-feira, 15 de março de 2007, 00h00
Marcos Lemos
"Todos os procedimentos que forem adotados pelo Ministério Público a partir desta cooperação técnica levará em consideração a aplicabilidade e os resultados que os investimentos trarão para o Estado de Mato Grosso e para os municípios", disse Paulo Prado, ponderando que a essência de todo o processo é garantir lisura e transparência no trato do recurso público.
Para ele, os termos de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e os Ministérios Públicos dos estados do Pará, Mato Grosso, Bahia e Espírito Santo asseguram um esforço entre o Governo Federal e o Ministério Público para a edificação do direito sanitário e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Organizar novas estratégias de estudo e capacitação vão ampliar o conhecimento geral do funcionamento do SUS e com isso evitar que haja desvios de finalidade nas ações previstas pelo sistema e nos recursos aplicados em determinadas áreas da saúde pública, que é carente e depende de todos os investimentos possíveis.
Outro fator que agradou o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso diz respeito a troca de informações entre o Ministério Público, órgãos do governo e do Judiciário e que terá a participação direta das Universidades e seus conhecimentos da área.
Com esta cooperação, o Ministério Público e órgãos de controle, o Ministério da Saúde pretendem aumentar a responsabilização, avaliação e controle social do SUS.(ML)