Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

COISA DE MENINO 

Evento aborda desafios da masculinidade e violência contra mulheres 

por JULIA MUNHOZ

quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 15h01

Como os estereótipos de gênero moldam relações e perpetuam violências? Essa foi a reflexão central da palestra “Coisa de Menino: Uma conversa sobre masculinidade, misoginia e paternidade”, realizada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) com a psicanalista Maria Homem, que provocou o público a repensar padrões culturais e seus impactos na sociedade. 

 

Durante sua exposição, Maria Homem destacou a necessidade de repensar modelos tradicionais de gênero. “Tínhamos um modelo produtivo dualista: meninos fazem isso, meninas fazem aquilo. Esse modelo não funciona mais. É muito limitado e pesado. Todo mundo pode fazer tudo. Vamos nessa. É uma transformação, não uma perda. Há ganhos quando ocupamos todos os espaços.” 

 

Ela também abordou a importância da participação masculina no cuidado familiar. “Menino, entre no espaço privado também. Eduque seu filho, vá ao parquinho, cuide dos mais velhos, dialogue com a mulher que você ama. Antes havia uma cisão, você amava uma e desejava outra. Vamos mudar isso.” 

 

Durante a palestra, o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira, titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, ressaltou a relevância do tema diante da realidade local. “Mato Grosso lidera os índices de feminicídio no país, o que evidencia a urgência de enfrentar a misoginia como um problema estrutural. Este evento é uma oportunidade para ampliar o debate e promover mudanças que ajudem a romper ciclos de violência contra as mulheres.” 

 

Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, atuou como debatedora e reforçou o compromisso institucional do MPMT. “O enfrentamento à violência doméstica exige não apenas medidas legais, mas também reflexão sobre as raízes culturais que sustentam a desigualdade. Essa discussão é fundamental para avançarmos.” 

 

Ao final, Maria Homem fez um convite à reflexão coletiva. “Vamos colocar o olhar clínico e analítico a serviço dos nossos agrupamentos e do nosso país. Temos uma janela de oportunidade agora no século 21. Vamos debater isso e seguir adiante.” 

 

O evento foi realizado com foco no debate sobre gênero, e reuniu membros, servidores, estagiários e público externo por meio da plataforma Microsoft Teams e do canal oficial do MPMT no YouTube. A iniciativa foi organizada pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.  

 

 

Assista à palestra na íntegra:

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo