DIÁLOGOS COM A SOCIEDADE
MP debate sobre segurança institucional e práticas seguras

por ASSESSORIA
quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 08h47
O projeto Diálogos com a Sociedade abordou o tema "Segurança Institucional e Privada: Formação e Conscientização para Práticas Seguras", nesta quarta-feira (12). A edição das 14h trouxe duas perspectivas cruciais sobre a temática: a segurança institucional do Ministério Público e a segurança privada do cidadão. A entrevista contou com a participação do promotor de justiça e coordenador do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) do MPMT, Mauro Zaque de Jesus, compondo a bancada ao lado do representante da empresa Energisa, Luciano Lima, gerente de Combate a Perdas.
Mauro Zaque apresentou a doutrina de inteligência e explicou o papel do CSI-MPMT, que atua na segurança cibernética, na proteção do conhecimento e na segurança pessoal de promotores e servidores. Ele destacou que a inteligência estratégica é fundamental. "O CSI é uma agência de inteligência do Ministério Público, orientada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que recomenda a criação de agências independentes em todos os estados. A atividade de inteligência trabalha em dois grandes vieses: produzir conhecimento de qualidade para o tomador de decisão e proteger esse conhecimento, garantindo a segurança dos sistemas da instituição e das empresas", explicou.
O promotor também ressaltou a importância da segurança cibernética e da proteção de dados sigilosos, essenciais para o trabalho do MP. Sobre o furto de energia, reforçou a necessidade de desconstruir a ideia de que o crime afeta apenas a empresa, alertando que o custo é repassado a todos os consumidores. Ele mencionou que recentemente escreveu um livro de ajuda “Como não se tornar uma vítima: um guia de segurança pessoal e corporativa”, fruto de um projeto voltado à prevenção e proteção individual.
Luciano Lima detalhou a atuação da concessionária contra o furto de energia, conhecido como “gato”, e explicou o conceito de perda de energia, destacando o impacto social e econômico dessa prática. Segundo ele, o combate envolve trabalho constante em parceria com as forças de segurança.
Luciano também destacou o uso de tecnologia avançada para identificar os responsáveis pelo crime. "Temos uma área de inteligência dedicada a detectar possíveis fraudadores, utilizando ferramentas de inteligência artificial que cruzam informações, analisam perfil de consumo por região e variações no consumo. A partir disso, geramos uma lista de potenciais fraudadores, que é verificada pelas nossas equipes de campo", afirmou.
Mauro Zaque encerrou sua participação propondo à concessionária de energia uma parceria educativa nas escolas para combater os furtos de energia. "Sugiro ir além da repressão via segurança pública para atacar esse tipo de problema. Essa parceria com o Ministério Público pode ser exitosa se trabalharmos em um programa de conscientização junto às crianças nas escolas. Isso tem um efeito maior que qualquer ação de segurança pública. O Ministério Público está de portas abertas, pronto para ser um parceiro. Não posso falar em nome da Secretaria Estadual de Educação, mas tenho certeza de que podemos entrar em um projeto de capacitação e conscientização junto aos nossos jovens e crianças, porque esse é o único caminho para termos uma sociedade saudável e segura no futuro- educando e cuidando das nossas crianças e jovens para que entendam a gravidade do problema e saibam que essa não é a postura de um cidadão", concluiu.
Assista à entrevista na íntegra aqui.
Dose dupla - Nesta edição do projeto Diálogos com a Sociedade, as entrevistas serão realizadas em dois horários diários, diretamente do Várzea Grande Shopping: às 14h, com transmissão ao vivo pela Rádio CBN Cuiabá, e às 18h, com transmissão ao vivo pelo SBT Cuiabá (canal 5.1) e exibição simultânea pela plataforma MT Play. Os programas também estão disponíveis no canal oficial do MPMT no YouTube e na página institucional no Instagram.
Parceria - O Diálogos com a Sociedade conta com o apoio de parceiros institucionais como Águas Cuiabá, Amaggi, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Bom Futuro, CBN Cuiabá, Energisa, Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (Imad), Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Kopenhagen, Nova Rota do Oeste, Oncomed-MT, SBT Cuiabá, Sicredi e Várzea Grande Shopping.
Fotos: Everton Queiroz.


