Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PREVENÇÃO

Projeto FloreSer inicia rodas de conversa com estudantes

por LUCIENE OLIVEIRA

segunda-feira, 01 de setembro de 2025, 09h27

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Imagem com simbolo de Libras

O Projeto FloreSer realizou, na tarde desta sexta-feira (29), sua primeira roda de conversa com alunos da Escola Padre João Panarotto, no bairro CPA IV. Cerca de 35 estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, com idades entre 15 e 16 anos, participaram da atividade, que promoveu dinâmicas voltadas à reflexão e à identificação de formas sutis de violência de gênero, como o ciúme, o controle e atitudes machistas no cotidiano. 


A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá – Espaço Caliandra, acompanhou as dinâmicas e explicou que a proposta do Ministério Público é abordar um tema grave de forma leve e participativa. “Queremos que vocês se manifestem e falem. Estamos aqui para ouvir e interagir, para que percebam a violência e nos ajudem a mudar essa cultura”, afirmou.


Durante as atividades, os alunos foram provocados a refletir sobre comportamentos comuns em relacionamentos que revelam traços abusivos e controladores, sinais muitas vezes ignorados de violências psicológica, moral e simbólica, que podem evoluir para agressões físicas. As dinâmicas interativas prenderam a atenção dos jovens, que participaram de forma ativa e engajada ao longo da roda de conversa.


A diretora da Escola João Panarotto, Raquel Dias dos Santos, destacou a importância de discutir a temática da violência com os alunos, especialmente por estarem em uma fase marcada por transformações emocionais e físicas. Segundo ela, muitos adolescentes acabam se envolvendo em relacionamentos permeados por diferentes formas de violência, principalmente a psicológica.


Raquel relatou que, durante as atividades, é comum observar reações emocionais dos estudantes: “As meninas começam a chorar, os meninos abaixam a cabeça. Isso mostra que podem estar vivenciando situações de violência”.


Para a diretora, a presença de uma instituição como o Ministério Público, reconhecida pela credibilidade, “faz toda a diferença” no enfrentamento do problema. “Isso certamente vai além da escola, vai alcançar as famílias, os vizinho. Espero que esses estudantes sejam realmente multiplicadores”, completou. 


O estudante L.M.S, 16 anos, do 1º Ano A, avaliou que as dinâmicas realizadas ajudaram a compreender como conflitos pessoais podem se transformar em situações de violência, sobretudo em relacionamentos conjugais. Ele contou ter vivenciado essa realidade dentro de casa.


“Vi minha mãe sendo vítima de violência doméstica e, talvez, se ela não tivesse interrompido, poderia ter sido vítima de um feminicídio. Reconheci muito desse padrão e acho nobre trazerem essa discussão para os adolescentes”, relatou.


Para o jovem, respeito e confiança devem estar presentes de forma mútua e obrigatória nas relações. “É muito importante conscientizar os adolescentes sobre a prevenção e o combate à violência”, acrescentou.


Iniciativa – O projeto FloreSer é uma iniciativa do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar – Espaço Caliandra, que será desenvolvida em escolas do Ensino Médio da Capital, em parceria da Secretaria de Estado de Educação e TV Centro América. O objetivo é promover relações afetivas saudáveis, igualitárias e livres de qualquer forma de violência. 


O objetivo do projeto é alcançar, de forma direta e indireta, 2.500 alunos distribuídos em 11 escolas de ensino médio até dezembro de 2026. As ações irão abordar a violência contra mulheres e meninas, nas suas diversas formas definidas pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006): física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além da violência simbólica e digital. Também serão discutidas as causas culturais que naturalizam a violência nas relações afetivas e as estratégias de prevenção.


A assistente social do Espaço Caliandra e gerente do projeto, Itana Lua Silva Santana, explica que os temas abordados em rodas de conversa, de maneira leve buscam a reflexão crítica e escuta humanizada. “O modelo roda de conversa é uma abordagem lúdica e educativa que incentiva a participação coletiva, o diálogo e o compartilhamento de experiências, sendo fundamental para sensibilizar e promover a reflexão crítica entre os estudantes”, afirma.


Itana também destaca que o projeto atua contra o discurso de ódio disseminado nas redes sociais, que influencia os adolescentes com visões distorcidas sobre as mulheres e reforça estereótipos que legitimam práticas de dominação, desrespeito e violência. “Se tornou urgente contrapor esse cenário por meio de estratégias educativas que dialoguem diretamente com os meios pelos quais os adolescentes constroem suas referências e identidades: as redes sociais”, pontua.


Concurso – A segunda etapa do projeto será o concurso “Oh, lá em casa (nem lá em casa)”, que consiste na produção de vídeos no formato Reels. O objetivo é incentivar a criação de conteúdos contra-hegemônicos, promovendo o debate crítico sobre desigualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e direitos das mulheres. 


A proposta é ocupar os espaços digitais com mensagens de conscientização produzidas pelos próprios jovens, em linguagem acessível e engajadora. O concurso deverá ser lançado no mês de setembro e contemplará todas as escolas da rede estadual de educação de Cuiabá.

 

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