arquivo(s) anexado(s)
VIDA PLENA
Ações são apresentadas em fórum de atenção à saúde mental

por CLÊNIA GORETH
quarta-feira, 09 de outubro de 2024, 17h38
Ouça:

As ações realizadas pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena do Ministério Público do Estado de Mato Grosso foram apresentadas nesta quarta-feira (09), na 8ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Atenção à Saúde Mental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A exposição foi realizada pela subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra.
O encontro também contou com a participação da assessora jurídica Rosimar Caetano Marino Moretti e da equipe do Vida Plena. A assessora jurídica e a subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, integram a Comissão de Prevenção de Risco à Saúde Mental do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Durante a explanação, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa explicou que os conceitos norteadores do Núcleo Vida Plena são a promoção e a prevenção da saúde. Ao todo, são quatro frentes: melhorias no Ambiente de Trabalho, Campanha e sensibilização, Integração e Saúde no trabalho.
Entre as melhorias implementadas no ambiente de trabalho, Claire Vogel Dutra salientou o apoio técnico no planejamento e ampliação da sala de atendimento da equipe multiprofissional Vida Plena; disponibilização de fraldários; sala de amamentação; Espaços Vida Plena na capital e em algumas unidades do interior, Espaço Conviver (PGJ) e distribuição de mouse pads ergonômicos.
Na frente Integração, foram destacadas a realização de atividade de integração e apoio à gestão de pessoas às unidades ministeriais; evento do Dia do Servidor Público, reuniões de polo e eventos em comemoração ao Dia das Mulheres, Dia das Mães e Dia dos Pais.
Em relação à Frente III, relacionada à Saúde no trabalho, que visa estimular o cuidado com a saúde física, psicológica e social dos integrantes da instituição, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa citou as intervenções multiprofissionais às demandas individuais e coletivas, realização de pesquisas para mapeamentos das condições de saúde dos integrantes, realização de diálogos em saúde mental, entre outras.
Na quarta e última frente, voltada à Sensibilização, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa destacou a realização de pelo menos sete campanhas, além da distribuição de caneca do programa de sustentabilidade, curso de formação aos novos membros e desenvolvimento de competências para liderança.
O relatório de ações incluiu ainda os projetos e programas implementados, a exemplo do Ativamente e Renascer, além das políticas e normas regulamentadas sobre equidade de gênero, enfrentamento à violência laboral, inclusão, entre outras.