Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Ato Adm. nº 491/2015 - Cria regras para padronização, utilização e instalação de softwares de apoio...

terça-feira, 24 de novembro de 2015, 11h09

 

ATO ADMINISTRATIVO Nº 491/2015

Cria regras para padronização, utilização e instalação de softwares de apoio, comerciais e gratuitos, no âmbito do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, e dá outras providências.

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO a necessidade de padronizar o uso de softwares e otimizar os gastos com tecnologia da informação no âmbito desta instituição;

CONSIDERANDO a necessidade de garantir a segurança da informação por meio de softwares homologados;

RESOLVE:

Art. 1º - A aquisição, utilização e instalação de softwares de apoio, comerciais (com licença paga) e gratuitos, no âmbito do Ministério Público do Estado do Mato Grosso seguirão as regras contidas neste ato administrativo.

Art. 2º - Considera-se software de apoio, para efeitos deste ato, todos aqueles que não estão relacionados à atividade fim do MP/MT, mas contribuem de forma acessória para a mesma, incluindo programas de manipulação de imagens, editoração, planilhas eletrônicas, diagramação, elaboração de projetos e outros que se tornem necessários.

Art. 3º - Serão utilizados, preferencialmente, softwares homologados (gratuitos ou não) em todos os órgãos de execução e administrativos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Art. 4º - Caberá ao Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), analisar tecnicamente os pedidos para a instalação dos respectivos softwares, que deverão ser formalizados por meio de solicitação, através de ofício, remetidos à Diretoria Geral que, após colher parecer técnico do DTI, proferirá decisão sobre o pedido.

§ - Os pedidos remetidos à Diretoria Geral deverão conter o nome do software, versão e justificativa para sua aquisição, na qual deverá estar explicitada a excepcionalidade do software ou a função necessária à atividade do órgão requisitante, além do nome, matrícula e CPF do usuário que irá utilizá-lo.

§ 2º - A falta de qualquer requisito constante do parágrafo anterior impedirá o atendimento da solicitação.

§ 3º - Caso o usuário deseje adquirir software comercial às suas expensas, somente poderá instalá-lo no computador funcional com a prévia homologação do DTI, mediante autorização da Diretoria Geral. Em caso de desinstalação, deverá comunicar o DTI, para fins de atualização do cadastro.

Art. 5º - Caberá ao DTI sugerir e informar acerca de software gratuito similar, homologado por aquele Departamento, caso a solicitação indique um software com licença paga.

Art. 6° - A aquisição de software com licença paga só poderá ser autorizada após análise técnica do DTI e deliberação da Diretoria Geral, e se não houver similar ou, havendo, no caso de possuir funções exclusivas que não possam ser atendidas pelo software gratuito.

Art. 7º - A Diretoria Geral, após a devida análise do DTI, deliberará quanto à conveniência e oportunidade, bem como acerca da disponibilidade orçamentária para a aquisição do software.

Art. 8º - Aplica-se também a este ato a atualização de licenças de softwares já adquiridos e instalados em computadores do MP/MT, preservados os direitos e obrigações estabelecidos em contratos administrativos anteriormente firmados pela instituição, até o término de sua vigência.

§ 1º - Caberá ao DTI promover a fiscalização dos softwares instalados nos computadores da instituição, devendo providenciar a remoção, quando em suas vistorias observar algum que tiver sido instalado sem a observância do procedimento previsto neste ato, ainda que a instalação tenha se dado em data anterior a este regulamento.

§ 2º - Caberá aos usuários monitorar os computadores institucionais de seu uso para o desempenho de suas funções, visando identificar eventual existência de softwares instalados, antes ou depois da vigência deste ato, sem a observância do procedimento aqui previsto, providenciando-se a imediata desinstalação ou solicitando auxílio do DTI em caso de necessidade.

§ 3º - Em caso de dúvida do usuário acerca da existência ou não de licenciamento de software instalado em computador institucional de seu uso, deverá solicitar informação ao DTI.

Art. 9º - Caberá ao DTI a guarda e o controle das licenças de softwares de apoio comerciais instalados nos computadores do MP/MT.

Parágrafo único - A instalação de softwares nos computadores da instituição deverá ser feita ou acompanhada por técnicos do DTI.

Art. 10 - O DTI, em conjunto com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, poderá promover cursos de capacitação em softwares gratuitos.

Parágrafo único - Excepcionalmente, quando não houver similar e havendo demanda para, no mínimo, uma turma, poderá ser ministrado curso sobre software de apoio comercial adquirido.

Art. 11 - O DTI é responsável pela atualização e disponibilização na intranet da listagem dos softwares homologados e gratuitos utilizados pelo MP/MT, constante do anexo I.

Art. 12 - Os casos omissos serão analisados pelo DTI e atendidos mediante deliberação da Diretoria Geral, e conforme a disponibilidade de recursos.

Art. 13  - A violação dos dispositivos previstos neste ato caracteriza infração ao disposto no art. 143, III, da Lei Complementar nº 04/90 e sujeita, dentre outros, às sanções previstas no art. 154 da LC nº 04/90 c/c o art. 3º da LC nº 207/2004 no caso de servidor; e infração ao disposto no art. 134, XVIII c/c art. 190, VI, da Lei Complementar nº 416/2010, sujeito às sanções administrativas previstas no art. 191 do aludido diploma legal, no caso de membro.

Parágrafo Único - Eventuais infrações ao disposto neste ato serão comunicadas de imediato pelo superior hierárquico à Diretoria Geral da Procuradoria Geral de Justiça para a adoção das providências cabíveis no caso de servidor, estagiário ou terceirizado; e à Corregedoria-Geral no caso de membro.

Art. 14 - Este ato administrativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias a ele.

Cuiabá/MT, 23 de novembro de 2015.


PAULO ROBERTO JORGE DO PRADO

Procurador-Geral de Justiça

ANEXO I

Relação de softwares homologados no MP/MT

Softwares Gratuitos

Fabricante

Descrição

1

Adobe Reader

Adobe

Visualizador de arquivos em formato PDF

2

Agent Ransack

Mythicsoft

Buscador de documentos no computador

3

Assinador Livre

Tribunal de Justiça – RJ

Assinador de documentos com certificado digital

4

BrOffice

Oracle

Suíte de escritório para edição e criação de documentos

5

CCleaner

Piriform

Ferramenta de limpeza para otimizar o desempenho do computador

6

ComboFix

sUBs

Ferramenta de limpeza para otimizar o desempenho do computador

7

doPDF

Softland

Conversor de documentos para o formato PDF

8

Mozilla Firefox

Mozilla

Navegador de internet

9

Google Earth

Google

Ferramenta para visualização de mapas de cidades

10

Google Chrome

Google

Navegador de internet

11

iTunes

Apple

Aplicativo para transferência e backup de agenda institucional para celulares da marca Apple

12

Java

Oracle

Aplicativo para utilização em sites

13

Malwarebytes

Malwarebytes

Ferramenta de limpeza para otimizar o desempenho do computador

14

Pandion

Pandion

Mensageiro instantâneo para troca de mensagens

15

PDFsam

PDFSam

Aplicativo para dividir, unir e girar arquivos PDF

16

SafeSign

AET Europe

Gerenciador de certificados digitais

17

Samsung Kies

Samsung

Aplicativo para transferência e backup de agenda institucional para celulares da marca Samsung

18

Stickies

Tom Revell

Aplicativo de lembretes para utilização no computador

19

Trilian

Zhorn Software

Mensageiro instantâneo para troca de mensagens

20

VLC Media Player

VideoLAN

Aplicativo para visualização de vídeos

21

WinVNC

UltraVNC

Aplicativo para realizar suporte remotamente

22

Microsoft Excel Viewer

Microsoft

Visualizador de arquivos em formato Excel (.xls)

23

Microsoft Word Viewer

Microsoft

Visualizador de arquivos em formato Word (.doc)

24

Microsoft PowerPoint Viewer

Microsoft

Visualizador de arquivos em formato PowerPoint (.ppt)







Softwares Pagos

Fabricante

Descrição

1

Aker Client

Aker

Aplicativo de autenticação para navegação segura na internet

2

McAfee VirusScan

McAfee

Aplicativo de proteção contra vírus e softwares maliciosos


Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo