MPPA:Instituições do sistema de Justiça e da rede de proteção participam do lançamento do projeto “Juizado Vai à Escola”
quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 12h14
Na quinta-feira (24), o Ministério Público do Estado (MPPA) participou, no Auditório da Escola Judicial do Estado do Pará, do lançamento oficial do Projeto “Juizado Vai à Escola” em Belém, uma iniciativa que une o Poder Judiciário, o MPPA e instituições da rede de proteção em prol da promoção dos direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Compuseram a mesa de abertura do evento as promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Albely Lobato e Sintia Maradei, em parceria com a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Rubilene Silva do Rosário, que reafirmaram o compromisso das instituições com a construção de uma cultura de cidadania, respeito e prevenção à violência nas escolas.

O evento também contou com a presença da representante da FUNPAPA (Fundação Papa João XXIII), Emília Sanova e da presidente do Instituto Ação Pensado Bem, Carmen Peixoto. Houve ainda palestras ministradas pelo psicólogo Luis Bernardo e pelo psiquiatra Gabriel Lemos, que abordaram temas ligados à saúde mental, adolescência e os desafios enfrentados no contexto escolar.

O projeto "Juizado Vai à Escola" tem como objetivo principal aproximar as instituições que integram o sistema de Justiça das comunidades escolares, promovendo o diálogo, a escuta qualificada e a disseminação de informações sobre direitos, deveres e formas de proteção à infância e juventude.
A atuação integrada entre Ministério Público, Poder Judiciário e Rede de Proteção é um passo fundamental para fortalecer a cidadania e garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para os estudantes da rede pública e privada de Belém.
FONTE: MPPA